Ultima atualização em 6 de Junho de 2023 às 17:56

Festival Égua do Clima debate políticas de enfrentamento às mudanças climáticas

O I Festival Amazônico Égua do Clima, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), promove nesta quarta-feira, 7 de junho de 2023, em Santarém (PA), debate sobre as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas com a participação de lideranças da sociedade civil. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado a partir das 14h30 no auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé.

Participarão do debate: Val Munduruku, da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós; Viviane Borari, da Askaruana – Mulheres Indígenas das Águas e Florestas; Leila Borari, da Associação Amazônia de Pé; Isabelle Maciel, do Tapajós de Fato; Léo Ferreira, do WWF-Brasil; Fábio Pena, do Projeto Saúde e Alegria; Luísa Falcão, da Plataforma Cipó; e Johnson Portela, do Movimento Tapajós Vivo. Em seguida, haverá exibição de curtas-metragens com temas ambientais.

O encerramento do Festival Égua do Clima ocorrerá a partir das 19h30, no Madeirão da Unidade Tapajós, com apresentação do Grupo de Carimbó Suraras do Tapajós e da DJ Pedrita.

Festival – Organizado pelo Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com a Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e o Projeto Saúde & Alegria, o Festival Égua do Clima é um evento de extensão que visa a abordar as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas na Amazônia, a partir da visão de grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. A ideia do festival surgiu durante uma aula da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas (BICTA), na disciplina “Tópicos Especiais em Gestão Ambiental”.

“Acreditamos que o 1° Festival Égua do Clima é iniciativa inédita na região Oeste do Pará, podendo inclusive trazer impactos na forma de resistência social. O tema das mudanças climáticas ainda precisa ser acumulado pela sociedade para o aprimoramento das políticas de enfrentamento ao aquecimento global, assim como a garantia dos direitos humanos, sociais, econômicos e territoriais, especialmente sobre o papel da Amazônia neste debate”, afirma o professor Rafael Caldeira Magalhães, responsável pelo evento.

Mais informações no Instagram do evento @eguadoclimafestival.

06/06/2023