Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 19 de Setembro de 2022 às 14:04

Ibef publica e-books bilíngues de Morfologia Vegetal para simplificar linguagem da disciplina Botânica


Dois livros eletrônicos (e-books) elaborados por discentes do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) estão disponíveis para quem tem dificuldade ou curiosidade para entender os termos utilizados na disciplina de Botânica, inserida na grade curricular dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Bacharelado em Ciências Agrárias da Ufopa.

A apostila "Morfologia Vegetal: português e wai wai – Parte 1" foi elaborada pelos alunos indígenas Jeremias Xeremias Wai Wai e Lucilene Wai Wai, além dos alunos Andressa Jaqueline Viana de Souza, Jeferson Figueira de Sousa e Alice Gabrielly da Silva Moura, e professoras Cristina Aledi Felsemburgh (disciplina de Botânica no Ibef) e Alanna do Socorro Lima da Silva, ex-diretora do Ibef.

Já a apostila “Morfologia Vegetal: português e munduruku” – Parte 1” foi um trabalho do discente indígena Dinacildo Kirixi Munduruku, também em conjunto com os mesmos alunos e professoras do grupo de trabalho dos discentes Wai Wai.

Os e-books, em formato PDF, abordam os conteúdos sobre morfologia da raiz, do caule e da folha. Além de facilitar o entendimento da linguagem, a iniciativa visa a aproximar e valorizar culturas, promover a integração dentro da academia aos monolíngues, que falam apenas a língua portuguesa, com as línguas maternas dos povos originários, fomentando a pluralidade linguística e sociocultural.

As duas apostilas contaram com o apoio da direção do Ibef, do Programa de Ações Emergenciais (Paem) e do Projeto Enfrentamento aos Impactos da Pandemia da Covid-19 sobre o Ensino de Ciências Agrárias. Contou ainda com o apoio dos discentes indígenas, matriculados na Ufopa, que foram os organizadores dos materiais. Os livros já estão com ISBN "impresso e e-book" criados pelo Sistema de Bibliotecas da Ufopa (Sibi).

Leia mais sobre os trabalhos em português e Wai Wai e em português e Munduruku.

Comunicação/Ufopa

14/09/2022

Notícia em destaque