Ultima atualização em 30 de Junho de 2023 às 11:44

ICTA recepciona calouros do Pronera

Um tour pelas instalações da Unidade Tapajós da Ufopa, um almoço com catracas abertas no Restaurante Universitário (RU), além de palestras sobre o funcionamento da universidade e um ritual místico. Estas são algumas das atividades preparadas para o “acolhimento” aos calouros do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (BESA), ofertado pela Ufopa em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/ce3ef0f2382264e5effb7cafa10cc46b.jpg
Calouros do Pronera conhecem laboratórios da Ufopa.
Foto: prof. Rose Meira. 30/6/2023

O evento ocorre nesta quarta-feira, 28 de junho, e na quinta-feira, 29, a partir das 9h, na sala 207 Bloco de Salas Especiais (BSE/Prédio Laranja) e na sala 447 do BMT II, respectivamente, na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/ff836e71dc04b5f06e59f62f42e6fcdd.jpg
Coordenador regional do Pronera, Orivan Matos: "A educação é um direito de vocês e
um dever nosso, do Estado". Foto: Lenne Santos, 28/06/2023.

Esta primeira turma do BESA é formada por 50 alunos oriundos de 14 comunidades da região do Tapajós e de outras comunidades de outras regiões do estado do Pará. “Os novos alunos serão recebidos por uma mística – cânticos de aproximação entre os envolvidos (alunos e professores) organizada pelos integrantes do grupo Guardiões do Bem Viver, do coletivo de jovens do PAE", informou a coordenadora do curso, Profa. Dra. Rose Meira (ICTA).

Os novos universitários serão recepcionados com palestras sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), funcionamento do RU e outras, como “O papel do Incra no Pronera", proferida pelo coordenador regional do Pronera, Orivan Matos, seguida da palestra “Educação no campo: um processo de formação de homens e mulheres livres”, proferida pela promotora de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Pará, Dra. Lilian Braga.

Aula inaugural – A aula inaugural do curso será proferida pela coordenadora do Pronera/BESA, Profa. Dra. Rose Meira, no próximo dia 3 de julho, às 14h, no auditório da Unidade Tapajós; o tema será “Direito ao saneamento básico e a universalização do acesso em áreas rurais”. Estarão presentes autoridades do MP-PA e do Incra.

Ponto de apoio aos estudantes – Em Santarém, os calouros do BESA estão hospedados temporariamente no Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFTBAM).

Confira AQUI a programação completa do evento.

Comunicação/ Ufopa
27/06/2023, com atualização em 28/06/2023

Calouros do Pronera/Besa fazem mística de acolhimento entre os envolvidos. Foto: Lenne Santos, 28/06/2023.