Ultima atualização em 3 de Julho de 2024 às 10:51

ICTA tem trabalhos premiados em congresso internacional

Pesquisadores do Laboratório de Bacteriologia receberam prêmios em Manaus (AM)

De 25 a 28 de junho ocorreu em Manaus (AM), na Universidade Nilton Lins, o II Integrative International Congress on Animal and Environmental Health, evento que reuniu palestrantes renomados nacional e internacionalmente. Na oportunidade, houve minicursos e apresentação de trabalhos em forma oral e de pôster.

Foram inscritos 19 trabalhos, sendo 14 pôsters. Destes, cinco foram selecionados para apresentação oral. Tratavam de temas relacionados à resistência bacteriana a antimicrobianos, bacteriófagos antibactérias resistentes para aplicação na preservação de pescados, diversidade bacteriana e microbiologia do pescado; foram resultado de dissertações, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas Pibic que já vêm sendo desenvolvidos pelos discentes do grupo. A participação dos alunos no evento foi acompanhada pelo Prof. Mateus Terceti.

Participaram do evento os alunos Gabriel Martins, Thais Farina e Suellen Barbosa, todos vinculados ao Laboratório de Bacteriologia (Labac) do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa em Santarém, e Lucas da Conceição Cunha e Elivan Costa Viera (Campus Monte Alegre), orientados pela Profa. Graciene Fernandes, do ICTA, e pelo Prof. Mateus Terceti, docente substituto no Campus Monte Alegre, pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBio) da Ufopa.

Essa foi a primeira vez que os discentes Gabriel Martins, Lucas da Conceição Cunha e Elivan Costa Vieira participaram de um congresso internacional, oportunidade que aproveitaram para acumular experiências, aprimorar conhecimentos e estabelecer redes de contatos para trabalhos futuros. Além da participação, dois pôsteres foram contemplados com a premiação de primeiro e segundo lugares: o de Gabriel Martins, fruto de seu plano de trabalho de iniciação científica, e o de Suellen Barbosa, resultado de dissertação de mestrado, respectivamente.

Trabalhos premiados:

• 1º lugar: “Evaluation of the resistance of pseudomonas aeruginosa isolated from environmental samples from West Pará - Eastern Amazon”

• 2º lugar: “Pioneer bioprospection of anti-klebisiella pneumoniae bacteriophages obtained from sewage samples from various regions in Northern Brazil”

Comunicação Ufopa, com infomações dos pesquisadores
03/07/2024

Uma das mesas de apresentação de trabalhos. Foto: Arquivo pessoal, junho de 2024.

Pesquisadores do Laboratório de Bacteriologia receberam prêmios em Manaus (AM)