Ultima atualização em 31 de Julho de 2018 às 11:35

II Encontro de Aquicultura da Região Oeste do Pará ocorrerá de 6 a 10 de agosto na Ufopa

O evento será realizado simultaneamente ao II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura.

O II Encontro de Aquicultura do Oeste do Pará e o II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (Epaqui) serão realizados, simultaneamente, de 6 a 10 de agosto de 2018 no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, Campus de Santarém da Ufopa. Promovidos pelo grupo de pesquisa “Aquicultura no Baixo Amazonas”, formado por professores dos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Zootecnia da Ufopa, os eventos contarão com palestras, minicursos e mesas-redondas, que abordarão temáticas envolvendo a Aquicultura, como a produção e o manejo de pirarucu e de tambaqui, a piscicultura ornamental, o mercado de trabalho na aquicultura, entre outras.

A segunda edição dos eventos visa promover o setor de aquicultura na região Oeste do Pará, através da divulgação de conhecimentos e informações por profissionais de diferentes instituições, como Ufopa, Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Embrapa. O público-alvo é de estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, profissionais, produtores e demais pessoas da sociedade civil interessadas na produção de organismos aquáticos.

Gratuitas, as inscrições serão realizadas através de formulário eletrônico disponível aqui: https://goo.gl/forms/pwk9o0ywr7dBEvHc2.

Programação – A abertura dos eventos ocorrerá na próxima segunda-feira, 6 de agosto de 2018, a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Rondon, com mesa-redonda sobre as ações em Aquicultura na região do Baixo Amazonas. À tarde, na Estação Santa Rosa, da Sedap, haverá um minicurso com a professora Suzete Roberta da Silva, do Campus de Monte Alegre da Ufopa, sobre a qualidade da água aplicada à aquicultura.

Na terça-feira, 7 de agosto, pela manhã, haverá palestras sobre inovações tecnológicas na produção de pirarucu, aspectos metabólicos do crescimento do tambaqui e piscicultura ornamental. À tarde, será a vez do professor Thalis Ferreira dos Santos, do Campus de Santarém da Ufopa, ministrar um minicurso sobre a microbiologia aplicada à aquicultura. A atividade será realizada no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da Ufopa, situado na Unidade Tapajós.

Confira aqui a programação dos eventos.

31/7/2018