Ultima atualização em 13 de Novembro de 2019 às 17:34

II Fecitba-PA: Alunos da educação básica apresentam trabalhos científicos na Ufopa

Alunos da rede pública de ensino do Oeste do Pará participaram nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2019, em Santarém (PA), da II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA), evento promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para estimular a iniciação científica na Educação Básica. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a apresentação dos trabalhos acadêmicos produzidos por alunos das escolas públicas está ocorrendo no Centro de Convivência Serraria, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/3543bc0cf27a93e59928d0f5fbe3c464.jpg
O Centro de Convivência da Ufopa ficou lotado com a presença
dos alunos do Ensino Fundamental.

Pela manhã foram apresentados 54 trabalhos, sendo 38 de alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e 16 do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), que participa do evento por meio da V Feira Pedagógica de Informática Educativa. À tarde, das 14 às 17 horas, haverá a apresentação de 58 trabalhos, sendo 41 produzidos por alunos do Ensino Médio e do EJA e 17 do NTM.

A partir das 15 horas, no auditório da Unidade Tapajós, também haverá roda de conversa com professores da educação básica sobre o tema “Feiras de Ciências e Iniciação Científica”. Em seguida, o professor Jesus Cardoso Brabo, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministra a palestra “Iniciação científica infantojuvenil na Amazônia paraense”.

Na quinta-feira, dia 14, também no Centro de Convivência (Serraria) da Unidade Tapajós, haverá a exposição de trabalhos produzidos por alunos do Ensino Técnico e Profissionalizante, das 9 às 12 horas; e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/Ufopa), das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Já a X Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa também ocorrerá, no mesmo local, das 14 às 16 horas. Em seguida, a partir das 16h30, no auditório da Unidade Tapajós, será a vez da palestra “Ensino com Pesquisa e suas contribuições à renovação do ensino de Ciências”, a ser ministrada pelo professor Cristhian Corrêa da Paixão, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced), a II Fecitba-PA conta com a apresentação de 100 trabalhos científicos aprovados produzidos por alunos dos municípios de Santarém, Alenquer, Óbidos, Itaituba, Monte Alegre e Oriximiná. Diversificada, a programação também integra outros eventos associados, como a V Feira Pedagógica de Informática Educativa, promovida anualmente pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), e a X Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa.

Confira a programação completa no site do evento: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/IIFECITBA2019.

Fotos: Maria Lúcia Morais (Comunicação/Ufopa)

13/11/2019

Alunos do ensino fundamental mostram seu interesse pela ciência.