Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 09:49

II Mostra de História Medieval da Ufopa ocorrerá dia 23 de março na Unidade Rondon

A II Mostra de História Medieval da Ufopa ocorrerá no sábado, 23 de março de 2019, a partir das 16 horas, na Unidade Rondon, Campus Santarém. Organizado por docentes e alunos do curso de Licenciatura em História, vinculado ao Programa de Ciências Humanas do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o evento tem por objetivo promover o conhecimento histórico acerca da cultura e da história medieval através do lúdico, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Aberta ao público, a II Mostra de História Medieval visa proporcionar à comunidade acadêmica e aos moradores de Santarém e região, em especial aos alunos da educação básica, a apresentação de diferentes atividades relativas ao medievo, explorando como enredo o ambiente cortesão de finais da Idade Média. Durante a mostra, os participantes terão contato com jogos e brincadeiras inspirados na corte medieval, exposições de livros, HQs e imagens sobre a época, exibições de filmes, apresentações de dança e encenações de um banquete real e de uma batalha medieval.

“Sabe-se que a Idade Média tem mobilizado o interesse de diferentes gerações no mundo contemporâneo, estando amplamente presente na literatura, no cinema, nas séries de TV, nas novelas, nos quadrinhos e nos games. A mostra estará explorando essa Idade Média multifacetada e buscando aproximar a sociedade em geral de diferentes faces desse período tão fascinante”, explica o coordenador do evento, professor Douglas Mota Xavier de Lima.

O evento contará com várias atividades:

• Dança Medieval: apresentações de danças medievais, baseadas em reconstituições de danças palacianas da Baixa Idade Média e do Renascimento;
  • Batalha Medieval: encenação de uma batalha entre dois grupos de guerreiros medievais, buscando assinalar a diferença de armamento e vestimentas do período;
  • Banquete Medieval: exposição de uma mesa para o banquete real, mobilizando o cerimonial presente no ambiente cortesão;
  • Jogos: realização de jogos e dinâmicas voltadas para o público infantil e que se inspiram nos jogos da sociedade cavalheiresca;
  • Filmes: exibição de filmes de animação baseados na sociedade medieval.

Serviço: II Mostra de História Medieval da Ufopa

• Data: 23 de março de 2019 (sábado)
  • Horário: das 16 às 20 horas
  • Local: Unidade Rondon, Campus Santarém