Ultima atualização em 29 de Outubro de 2019 às 11:46
A Formação Básica Indígena (FBI) realiza nos dias 13 e 14 de novembro o III ComunicAção Indígena. O local será a Unidade Rondon da Ufopa/Campus Santarém, e as inscrições estão abertas e seguem até a véspera do evento. O tema é “Tecendo saberes na relação universidade e comunidade”. O encontro acontece anualmente e busca promover espaços de compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade universitária da Ufopa, e ao público em geral, sobre o protagonismo e o potencial acadêmico dos estudantes indígenas, no âmbito do ensino superior.
Nesta terceira edição, o encontro tem o propósito de divulgar e fazer refletir sobre a produção acadêmica dos indígenas que ingressaram na Ufopa por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) em 2019, os quais desenvolveram uma série de ações (ou pesquisas-ações/participantes) em suas aldeias, cujas experiências serão compartilhadas no ComunicAção. As experiências são fruto do que professores que atuam na Formação Básica Indígena vêm desenvolvendo, o que motivou a escolha do tema a ser abordado durante o encontro.
Ainda como parte da programação haverá palestras ministradas por dois pesquisadores que trabalham com povos indígenas: a linguista Áustria Rodrigues Brito, professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e o antropólogo Gersem José dos Santos Luciano, da etnia Baniwa.
O público-alvo é a comunidade acadêmica da Ufopa e de outras instituições de ensino superior, profissionais das redes pública e particular de ensino, estudantes de pós-graduação e graduação e outros interessados.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO GRATUITA!
Confira aqui a programação completa e os resumos do ComunicAção Indígena 2019.
Comunicação/Ufopa
25/10/2019