Ultima atualização em 20 de Setembro de 2023 às 15:02

Infovia na Ufopa levará Internet e inclusão digital a 3 milhões de pessoas na região Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta segunda-feira, 7 de agosto de 2023, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA), a primeira infovia do Programa Norte Conectado do Ministério da Comunicação. No valor de R$ 170 milhões, o trecho beneficiará três milhões de pessoas com Internet banda larga em 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM). Além da Infovia 01, outras sete infovias estão sendo implantadas na região Norte por meio do programa, com investimento total de R$ 1,3 bilhão.

Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 levará conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Cada uma delas terá uma rede metropolitana própria, que proporcionará Internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos.

“O Norte Conectado é um programa importante, que vai mudar a vida das populações de todos os estados da região Norte do país, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas. São oito infovias que estão sendo implantadas neste momento: a 01, que estamos inaugurando em Santarém, e ainda tem mais sete em execução. A previsão é de entregarmos mais três infovias – 02, 03 e 04 – até o final do ano”, informou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante coletiva à imprensa realizada no domingo, 6 de agosto, no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.

Coletiva de imprensa com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (ao centro). Também participaram da coletiva
a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier. Foto: Lenne Santos (Comunicação/Ufopa).

Executado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Norte Conectado visa a expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial, para atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa. Também tem o objetivo de ampliar o acesso à internet da região, com possibilidade de integração aos países vizinhos que compõem a Pan-Amazônia.

Confira mais informações sobre o programa:

• O Norte Conectado contará com 8 infovias;

• São 12 mil quilômetros de extensão;

• R$ 1,3 bilhões de investimento em todo o projeto;

• 10 milhões de pessoas serão beneficiadas;

• 59 municípios atendidos no do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima;

• 68 milhões de árvores preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada).

07/08/2023