Ultima atualização em 24 de Outubro de 2023 às 17:15

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI)

O programa prevê a possibilidade de internacionalização a estudantes de graduação e pós-graduação, por até um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), lançou a segunda chamada do edital n° 01/2023 do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), que visa a promover a mobilidade internacional de discentes da Ufopa por meio da concessão de auxílio financeiro. São 14 bolsas de auxílio financeiro, no valor de R$ 25.700,00 cada, sendo nove bolsas para alunos da graduação e cinco para os da pós-graduação.

Gratuita, a inscrição para a seleção será realizada até o dia 21 de novembro de 2023 por meio do preenchimento de formulário eletrônico e da inserção (upload) dos seguintes documentos no formato PDF: comprovante de matrícula atualizado; histórico escolar atualizado; e plano de trabalho (anexo 1) a ser desenvolvido na instituição estrangeira, devidamente assinado pelo discente e pelo docente orientador da Ufopa, que deve estar vinculado a um acordo de cooperação técnica internacional vigente com a instituição de destino escolhida pelo discente durante o período de mobilidade.

A classificação dos candidatos levará em consideração o maior índice de rendimento acadêmico (IRA) para alunos de graduação; e o maior coeficiente de rendimento (CR) para alunos da pós-graduação, ambos descritos no histórico escolar apresentado pelo candidato. Em caso de empate entre candidatos, o desempate seguirá a seguinte ordem:

i. O candidato que tiver cumprido a maior carga horária do curso;

ii. O candidato com menor número de trancamentos e/ou reprovações.

De acordo com o edital, terão prioridade alunos que não tenham sido beneficiados anteriormente em programa de mobilidade acadêmica internacional da Ufopa; com menor número de reprovações no histórico escolar; e cujo tempo para integralização curricular esteja dentro do previsto no projeto pedagógico do curso (PPC).

Confira:

Acompanhe todas as etapas da seleção na página de editais da Arni (aqui).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) pelo telefone (93) 2101-6541, pelo e-mail arni@ufopa.edu.br ou presencialmente na sala 445B do Bloco Modular Tapajós II, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações no site da Arni: https://www.ufopa.edu.br/arni/

24/10/2023

Inscrições até 21 de novembro de 2023