Ultima atualização em 10 de Julho de 2023 às 11:09

IV Comunicação Indígena da Ufopa será nos dias 10 e 11 de julho em Santarém

O Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará nos dias 10 e 11 de julho de 2023, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém, a IV Comunicação Indígena, atividade que marca o encerramento dos semestres da Formação Básica Indígena (FBI) da Ufopa, destacando o protagonismo dos discentes indígenas dessa formação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/11bd0c627ac0f4ab571e2b1766c55b1e_XQ2Baqa.jpg
Pró-reitora de Ensino de Graduação, Kátia Correa, discursa durante a
mesa de abertura da IV Comunicação Indígena. Foto: Lenne Santos.
10/07/2023.

Com o tema “Aldeamento da Universidade: perspectivas e desafios", o evento contará com a apresentação dos projetos acadêmicos desenvolvidos pelos discentes indígenas em suas comunidades, além de palestras com temas relacionados à presença indígena na universidade.

Intitulada “Pensar o Pensamento Indígena como rupturas coloniais nas Universidades”, a primeira palestra será ministrada no dia 10 de julho, a partir das 14 horas, por João Paulo Barreto/Tukano, que é doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/c24da8d252523ba1307fc7ec17d1798c.jpg
Estudantes da Formação Básica Indígena (FBI).
Foto: Lenne Santos.10/07/2023.

"Experiência acadêmica como indígena: Política, Técnica, Pedagógica e Científica" é o tema da segunda palestra, que será proferida no dia 11 de julho, a partir das 14 horas, por Edilson Martins Melgueiro/Baniwa, que é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Acesse a programação completa do evento AQUI.

Os interessados em obter certificado de participação no evento devem realizar a sua inscrição através do Formulário Eletrônico (aqui).

Mais informações no site do IFII: http://www.ufopa.edu.br/ifii/.

23/06/2023

Alessandra Korap Munduruku, à esquerda, acompanhada de alunos da Ufopa que vão participar da IV Comunicação indígena. Foto: divulgação. Junho, 2023.