Ultima atualização em 22 de Agosto de 2018 às 11:26

Jornada Acadêmica da Ufopa: CFI promove “Paleares Norte da Interdisciplinaridade”

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa promove nos dias 23 e 27 de agosto de 2018, em Santarém (PA), o “Paleares Norte da Interdisciplinaridade”, que tem por objetivo promover debates interdisciplinares entre ensino, pesquisa e extensão e estabelecer conexões entre as instituições de ensino de Santarém. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento integra a programação da VII Jornada Acadêmica e contará com a participação dos pesquisadores franceses Dominique Gobin e Martine Boccara, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Na quinta-feira, 23, o “Paleares Norte da Interdisciplinaridade” ocorrerá, a partir das 14 horas, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon. Dominique Gobin, que é diretor de pesquisa do CNRS na École Supelec e editor da revista International Journal of Thermal Sciences, ministrará a palestra "Noções sobre a geração de energia e desafios para o futuro”, na qual abordará a distribuição da produção de energia em diferentes países e no Brasil, além das especificidades da energia nuclear, que é a principal fonte de energia na França.

Professora emérita do CNRS na Université Pierre et Marie Curie (Paris IV) e pesquisadora do Laboratório de Biologia da Escola Normal Superior (IBENS), Martine Boccara fará a palestra “O desenvolvimento de vírus em meios aquáticos: do intestino dos organismos aos mares, lagos e rios - uma questão interdisciplinar”.

Já na segunda-feira, 27, a partir das 15 horas, no auditório 1 do Instituto Federal do Pará (IFPA), os pesquisadores participam de uma roda de conversa sobre “A experiência da energia nuclear como principal fonte da matriz energética francesa”.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações no CFI da Ufopa, situado na Unidade Amazônia (Av. Mendonça Furtado, n. 2946), Campus de Santarém, ou pelo telefone (93) 2101-6548.

Serviço: Jornada Acadêmica da Ufopa - “Paleares Norte da Interdisciplinaridade”

• Data: 23 e 27 de agosto de 2018
  • Horário: 14 horas
  • Locais: Auditório Wilson Fonseca (Unidade Rondon/Ufopa) e Auditório 1 do Instituto Federal do Pará (IFPA)