Ultima atualização em 22 de Outubro de 2024 às 16:27

Jornada de Inovação da Ufopa discute bioeconomia no Oeste do Pará

No evento foi lançada oficialmente a Incubadora do Tapajós (InTap).

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou nos dias 17 e 18 de outubro de 2024 a segunda edição da sua Jornada de Inovação (Jino), que abordou o tema “Bioeconomia em ação: presente e futuro”. Promovido pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Ufopa, o evento teve por objetivo impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento com foco em bioeconomia e tecnologias emergentes, propiciando conexão entre pesquisadores, empreendedores, investidores e comunidades locais.

“Inovar faz parte da missão da Ufopa, que é contribuir com o desenvolvimento da nossa região de forma inovadora, até porque precisamos de empreendimentos com a cara da Amazônia, em que se pense em produtos da bioeconomia e se valorize a nossa cultura local. Estarmos debatendo sobre inovação na Universidade, dentro dos cursos e nas nossas relações profissionais, é de fundamental importância para que a gente consiga cumprir a nossa missão institucional”, afirmou a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, durante a abertura do evento.

Mesa de abertura da Jornada de Inovação da Ufopa. Foto: José Roberto Branco.

Gratuita, a programação contou com oficinas, mesas-redondas e workshop. Temas como cadeias produtivas com Inteligência Artificial (IA), enquadramento legal e instrumentos de apoio à inovação, caminhos da inovação na Ufopa e bioeconomia no Oeste do Pará foram discutidos durante a jornada, que contou com a participação de representantes da Embrapii, Sebrae, Acate, CIAT, Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio) e outros. “Esse não é um evento de palestras, mas um evento de discussão focado no tema da bioeconomia”, afirmou o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT), Celson Pantoja Lima, durante a abertura do evento.

Oficina de Modelagem e Impressão 3D ministrada pelo professor Enoque Alves. Foto: Maria Lúcia Morais.

Inovação – Outro destaque da jornada foi o lançamento oficial da Incubadora do Tapajós (InTap), ambiente de inovação da Ufopa que visa a apoiar empresas do ramo da bioeconomia, contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas da região. “Somos uma incubadora de empresas de base tecnológica, ou seja, ajudamos startups e empreendedores a desenvolverem suas ideias inovadoras, empresas que utilizam tecnologias e inovações, geralmente resultantes de pesquisas científicas”, explica Celson Lima.

Segundo o professor da Ufopa, o resultado esperado é um só: fixar novos negócios de base tecnológica no Oeste do Pará, fortalecendo a economia e o tecido empresarial da região. “Promover novos negócios tecnológicos de alto valor agregado, criar novos postos de trabalho, mais impostos, mais atração de recursos para a região”, afirma.

“É um momento histórico para a universidade, que certamente abre uma possibilidade de evolução de diferentes setores, em especial com a bioeconomia dentro da nossa região. Fiquei muito tocada pelo potencial que a Agência de Inovação Tecnológica tem aportado na inovação dentro da nossa universidade. Queremos que mais pessoas acreditem em seus potenciais, e a universidade pode mudar vidas e essa nossa realidade”, afirma a vice-reitora Solange Ximenes.

“Com relação à nossa incubadora, que estamos lançando hoje, é uma etapa importante dentro desse ecossistema de inovação, que visa a proporcionar um espaço de trabalho destinado a fazer acontecer transformações de ideias em produtos e negócios. O nosso objetivo com a incubadora é dar essas condições de trabalho para os nossos estudantes, egressos e servidores, que têm boas ideias de negócios. Com a InTap, vamos conseguir dar toda uma infraestrutura de amparo, tanto física, jurídica e de pessoal, para que eles transformem suas ideias em grandes negócios”, afirma a reitora.

Ascom/Ufopa
22/10/2024

Lançamento oficial da InTap durante a Jornada de Inovação da Ufopa. Foto: José Roberto Branco.

Notícia relacionada:

Segunda edição da Jornada de Inovação da Ufopa. Foto: José Roberto Branco.

No evento foi lançada oficialmente a Incubadora do Tapajós (InTap).