Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 8 de Agosto de 2024 às 15:47

LABISICed inaugura cluster de computadores aplicado a tecnologias biomoleculares


Iniciativa tem auxiliado projetos científicos nas áreas de Bioinformática e Ciência de Dados.

Vinculado ao Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Laboratório de Simulação Computacional e Educação Científica (LABISICed) acaba de instalar seu primeiro cluster open source de computadores. A iniciativa tem o propósito de auxiliar projetos de ensino, pesquisa e extensão do Grupo Interdisciplinar de Aplicação e Desenvolvimento de Tecnologias Biomoleculares.

O cluster é composto por 10 computadores AMD Vision, dispostos em uma configuração paralela que resulta em um total de 10 nós e 40 núcleos de processamento. Com 160 GB de memória, a máquina foi configurada para realizar cálculos intensivos de CPU, utilizando o sistema operacional Scientific Linux, derivado do renomado RedHat.

“Estamos falando de uma infraestrutura que não apenas acompanha, mas potencializa simulações computacionais e instiga a curiosidade e a formação tecnológica de discentes da Ufopa que trabalham nas áreas tecnológicas”, explica o coordenador do Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias Biomoleculares, Kauê Santana, docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). Segundo o professor, a capacidade de processamento do cluster abre as portas para descobertas inovadoras, pois permite que modelos computacionais possam encontrar soluções concretas para problemas reais complexos.

“Dentro deste ambiente, uma variedade de projetos científicos está ganhando vida. Os pesquisadores estão trabalhando em áreas críticas, como Bioinformática e Ciência de Dados, onde estão desenvolvendo algoritmos de inteligência artificial e filtrando bibliotecas de compostos de origem natural com o propósito de realizar bioprospecção de compostos bioativos que são de interesse para a indústria farmacêutica e biotecnológica”, explica.

Coordenado pelo professor Sérgio Antônio Farias, do Iced, o LABISICed desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionados à Bioinformática, Modelagem Computacional e Ciência de Dados, além de projetos de ensino e de divulgação científica para alunos de ensino básico e superior. A implantação do cluster de computadores também contou com a participação dos professores do Iced Claudir Oliveira e José Oliveira Aquino. “Essa empreitada é resultado do projeto integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEEx/Ufopa), que reflete o compromisso da universidade com a formação acadêmica e a promoção da ciência em suas múltiplas facetas”.

Segundo Kauê Santana, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Biotecnologia, Ciência da Computação, Informática Educacional e Química já estão realizando suas pesquisas no cluster, assim como estudantes de pós-graduação em Biociências. “O projeto conta com a participação de alunos de diferentes níveis, como os graduandos Carlos Gefferson Falabel (licenciatura em Química) e Carlos Davi (Ciência da Computação), ambos da Ufopa; Cláudio Coelho, do Ensino Técnico em Informática do Instituto Federal do Pará (IFPA); e Elvis Santos Leonardo, doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)”.

Comunicação/Ufopa, com informações do professor Kauê Santana
31/07/2024, atualizado em 08/08/2024

 

Cluster open source do Labis/Iced. Foto: acervo do projeto.

 

Notícia em destaque