Ultima atualização em 26 de Agosto de 2024 às 15:53

Lançado edital para bolsas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico

Público-alvo é docente com doutorado na Ufopa. Candidato tem até 8 de setembro de 2024 para submeter proposta a uma das 10 cotas disponíveis.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou edital, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), referente ao programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico (PQDT). O objetivo é selecionar projetos para concessão de bolsas de produtividade a docentes da Ufopa que tenham título de doutor, estejam em regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva e integrem grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, entre outros requisitos.

Serão disponibilizadas dez cotas de bolsas de produtividade, cada uma no valor de R$ 1.000 por mês, com a distribuição de cotas entre as áreas de Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com os programas de pós-graduação stricto sensu da Ufopa.

O edital é uma oportunidade para os docentes da Ufopa impulsionarem suas pesquisas e contribuírem para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos para garantir sua participação.

A coordenação do processo de seleção está a cargo da Comissão Organizadora, estabelecida pela Portaria nº 02/2024-DPE/Ufopa.

O cronograma do edital prevê várias etapas, cujo prazo final para submissão de propostas é 8 de setembro de 2024. A vigência das bolsas será de 12 meses, com início em 15 de setembro de 2024 e término em 14 de setembro de 2025.

A submissão de propostas deve ser realizada exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seguindo as instruções e critérios detalhados no edital. As propostas passarão por avaliação eliminatória e classificatória, baseada em critérios de produção acadêmica.

O edital nº. 06/2024 está disponível AQUI.

Acompanhe todas as etapas do processo de seleção no site da Proppit.

26/08/2024