Ultima atualização em 26 de Setembro de 2024 às 17:33

Lançamento: “Arqueologias Históricas nos rios Tapajós, Trombetas e Amazonas”

Aberto ao público, evento será sexta-feira, 27 de setembro, às 17h, no Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, Unidade Tapajós da Ufopa.

O livro “Arqueologias Históricas nos rios Tapajós, Trombetas e Amazonas” será lançado nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 17h, no Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, na Unidade Tapajós da Ufopa em Santarém. A publicação é resultado de um esforço coletivo. “Temos alunos quilombolas do curso de Arqueologia e outros professores do curso de Arqueologia e Antropologia; além disso temos egressos indígenas e não indígenas escrevendo no livro”, afirmou a Profa. Dra. Camila Pereira Jácome, uma das coautoras do livro.

A obra foi organizada por Sarah de Barros Viana Hissa, Anne Rapp Py-Daniel e Camila Pereira Jácome. “Teve por intuito trazer novas questões e reflexões para as arqueologias histórias feitas em região amazônica, especialmente nos baixos rios Amazonas, Tapajós e no rio Trombetas”, completou Jácome.

São nove capítulos com uma diversidade de temáticas, abordagens e autorias, como a arqueologia em áreas quilombolas, as divisões periódicas clássicas, as coleções etnográficas, a oralidade, o patrimônio arquitetônico, o racismo e muitos outros temas que estão costurados às análises sobre a presença das pessoas na região amazônica.

Mais informações sobre a obra aqui: organizadores, sumário, apresentação.

O livro já está à venda no site da editora Appris (aqui).

Serviço: Lançamento do livro “Arqueologias Históricas nos rios Tapajós, Trombetas e Amazonas"

• Data: 27 de setembro de 2024 (sexta-feira)

• Horário: 17 horas

• Local: Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, Unidade Tapajós do Campus Santarém da Ufopa