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Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Abril de 2025 às 12:07

Licenciatura intercultural inicia com debate sobre desafios da educação indígena


Com todas as vagas prenchidas que foram ofertadas no Processo Seletivo de 2025, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, abrigado no Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Ufopa, teve sua aula inaugural realizada nesta quinta-feira, 3 de abril, no auditório da unidade Tapajós, em Santarém. Na ocasião, também ocorreu a recepção aos calouros da Formação Básica Indígena (FAIN) 2025. O evento contou com a apresentação cultural do grupo “Encantos do Tapajós” que apresentou a coreografia dos carimboleiros do Boto Tucuxi, de Alter do Chão.    

A aula, com o tema: “Avanços e Desafios da Educação Indígena na Amazônia” foi proferida pela diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Escolar Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC), Rosilene Tuxá que se graduou numa Licenciatura intercultural. Ela parabenizou a universidade pela iniciativa e destacou que “não é comum uma licenciatura intercultural iniciar com três indígenas no quadro de docentes”. Ela destacou o papel da Ufopa no contexto da educação indígena no estado do Pará e ressaltou como um dos principais desafios: “Não pode haver uma distância entre a educação básica e a formação de professores e o papel da Ufopa é primordial para o avanço da educação indígena no Estado do Pará”. 

Os calouros da Licenciatura Intercultural durante a aula inaugural.
03/04/2025. Foto: Lenne Santos

 

A reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, iniciou sua fala parabenizando a “primeira mulher indígena professora da Ufopa”, a docente Luanna Cardoso Oliveira (IFII).  “O nosso objetivo é sempre avançar nessas políticas”, ressaltou. “Começar um curso novo é um marco, por si só, mas começar um curso novo como esse representa a valorização da cultura, dos saberes indígenas, valoriza tudo que vocês trazem para dentro da universidade de conhecimento, tanto científico como cultural. A universidade tem agora essa missão de aprender com isso, de lapidar esse conhecimento em ciência e em insumos transformadores para nossa sociedade. Esse curso tem muito simbolismo”. Depois de agradecer ao Grupo de Trabalho (GT)  que trabalhou na criação do curso a reitora anunciou o “compromisso de ofertar um curso na cidade de Jacarecanga”.   

Parcerias - Durante o evento foram assinados um termo de cooperação e um plano de trabalho. O primeiro entre a Ufopa e a Funai e o segundo entre a universidade e o MEC. Foram estabelecidas parceiras para a realização de atividades de extensão com apoio da Funai e firmado um plano de trabalho em parceira com o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). Esse último foi assinado com o representante da Funai, de Brasília, André Ramos que esteve presente à aula inaugural.  

A coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Margareth Maitapu, que também é caloura da Licenciatura Intercultural Indígena, confessou a ansiedade para iniciar o curso e dividir as tarefas acadêmicas com as de coordenadora. “Vai ser desafiador, mas a tendência é que a gente possa ocupar nossos espaços vindo da aldeia buscar conhecimento, na verdade reforçar ainda mais nossos conhecimentos que a gente já traz das bases e retornar às nossas bases e desenvolver o que mais nós queremos, que é também formar pessoas para serem conhecedores do mundo”.

Presenças - Estiveram presentes à aula inaugural o representante do Centro Acadêmico Indígena Munduruku do Alto e Médio Tapajós (CEIMAMT) Genildo Amâncio Kaba Munduruku, o representante do Coletivo dos Acadêmicos Indígenas da Calha Norte CAICAN Alcemi Waiwai, representante do Diretório Acadêmico Indígena (DAIN) Josiane Tupinanbá, coordenador da Educação Escolar Indígena e ex-aluno da Ufopa Poró Borari, o coordenador da Formação Acadêmica Indígena (FAIN), prof. Maike Kumaruara (IFII), representante da Funai (Santarém) Geraldo Dias, coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Euricléia Galúcio (IFII), o coordenador dos Saberes indígenas e vice coordenador do curso da Licenciatura Intercultural prof. Abimael Munduruku (IFII) e o diretor e a vice do IFII prof. Raimundo Valdomiro de Sousa e profa. Sandra Silva, respectivamente, além de professores, professoras e técnicos administrativos que integram o quadro do instituto.       

 

Lenne Santos – Ascom Ufopa

4/04/2025    

 

Reitora da Ufopa discursa durante a aula inaugural. 03/04/2025. Foto Lenne Santos.

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