Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2023 às 11:01

Maniva Tapajós expande áreas de cultivo de mandioca em Juruti

O projeto Maniva Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou no período de 9 a 15 de dezembro de 2022 atividades de colheita, distribuição e plantio de manivas-sementes em comunidades do município de Juruti (PA). Ao todo, foram distribuídas 26 mil manivas-sementes para 35 unidades produtivas da agricultura familiar.

“Com o objetivo de fortalecer a cultura da mandioca, a entrega de variedades com qualidade genética e fitossanitária, juntamente com a assistência técnica especializada, vem proporcionando ao produtor um incremento da produtividade nas áreas assistidas e a dinamização da cadeia produtiva na região”, afirma a coordenadora do Maniva Tapajós, Profa. Dra. Eliandra de Freitas Sia, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). Para a docente, a expansão para Juruti fortalece a rede – que neste ano contempla quatro municípios incluindo Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos –, expandindo suas ações na região Oeste do Pará.

No dia 9 de dezembro, a ação de extensão ocorreu na Comunidade São Pedro, onde o professor Rogério Rangel, do Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Santarém, ministrou uma capacitação sobre adubação e tratos culturais junto aos produtores, seguido do plantio de 13 mil manivas-sementes. No dia 10, foi realizada colheita do campo de propagação de manivas para atender aos produtores inscritos no projeto INGA do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e da Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais em Juruti (COOPAJ), sendo as entregas realizadas de 11 a 15 de dezembro.

As atividades realizadas integram um ciclo de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca por meio de parceria entre a Ufopa, o IFPA/Campus Santarém, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e a Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPRO). “As unidades demonstrativas criadas nas parcerias com a Prefeitura de Juruti e as comunidades rurais ajudarão mais produtores no processo de difusão de conhecimento e melhoria das práticas de cultivo”, afirma o Prof. Dr. Marcos Amaral, do curso de Agronomia do Campus Juruti da Ufopa, que coordenou a ação de extensão no município.

Maniva Tapajós – Coordenado pelos professores Eliandra de Freitas Sia e Carlos Vildoso, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, o projeto de transferência tecnológica de mudas micropropagadas de mandioca/macaxeira para a região Oeste do Pará, mais conhecido como Maniva Tapajós, atende a 16 comunidades nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e Juruti. O programa realiza assistência técnica buscando o fortalecimento da cultura da mandioca na geração de emprego e renda para agricultores a partir da distribuição de material de plantio com qualidade genética e fitossanitária. São ações de pesquisa e de extensão integradas entre instituições de ensino (Ufopa e IFPA), prefeituras, órgãos e entidades como Sebrae, SEDAP, Embrapa e empresas privadas.

Comunicação/Ufopa, com informações do professor Marcos Amaral

Fotos: Acervo do projeto Maniva Tapajós

21/12/2022

Exemplares de maniva-semente distribuídos para agricultores de Juruti. Foto: Acervo do projeto.