Ultima atualização em 13 de Maio de 2019 às 15:51

“Minha Grana”: projeto de extensão ganha visibilidade e promove reflexão sobre a educação financeira

A educação financeira é o processo no qual os indivíduos e a sociedade melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam fazer boas escolhas com o seu dinheiro, usando corretamente esses produtos. É o que afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Porém, a educação financeira não diz respeito apenas a ensinar a economizar, poupar e cortar gastos. Vai muito além disso. É possibilitar a reflexão de uma melhor qualidade de vida no presente e para o futuro.

Futuro. Palavra que o projeto de extensão “Minha Grana” pretende levar para as escolas públicas municipais de Santarém, no Oeste do Pará. Formado por alunos e professores do curso de bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa, o projeto aborda a educação financeira. Há cerca de dois anos, aulas sobre o tema são ministradas pelos próprios discentes da universidade para duas turmas do ensino fundamental 1 da Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla, situada no bairro Diamantino, em Santarém. Em uma mistura de dinâmica e teoria, o projeto propõe aos alunos uma reflexão sobre dinheiro, empreendimento e a importância do consumo consciente.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/05a1e558764e8a3f472cda743c376b20.jpg

O professor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e coordenador do projeto, Ênio Ramalho, destacou que o objetivo do projeto é “levar aos alunos a conscientização do melhor uso do dinheiro, independentemente da quantidade que cada um tem, incentivando o consumo sustentável, visando à reflexão sobre a economia e colocando em prática os assuntos tratados dentro da sala de aula”.

O novo projeto de lei que estabeleceu a “Semana da Educação Financeira nas Escolas do Município de Santarém”, de autoria do vereador Ronan Liberal Jr. e aprovado pela Câmara Municipal de Santarém no dia 12 doze de março de 2019, possibilitará a execução do projeto em mais escolas municipais do município, um dos desejos do “Minha Grana”.

Hoje o projeto é realizado em uma única escola, mas a previsão é de que a iniciativa seja ampliada para as demais escolas do município. O assunto foi discutido em reunião realizada nesta quinta-feira, 9 de maio, na Câmara Municipal de Santarém. Estiveram presentes: o vereador Ronan Liberal Jr.; a professora Mara Belo, secretária de Educação e responsável pela execução da semana de educação financeira; professor Ênio Ramalho, coordenador do projeto; e a aluna Jéssica Lira.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ca6436b022dba5d012b1d0aefd6b984e.jpg

Segundo o professor Ênio Ramalho, o projeto foi recebido com grande entusiasmo e as ações devem avançar logo para a primeira etapa do planejamento, que é a execução do projeto junto à Semed. A capacitação será feita pelos docentes e discentes do projeto. Os professores dos laboratórios de informática nas escolas públicas vão elaborar materiais didáticos, oficinas e dinâmicas que irão ser utilizadas com os alunos que participarão do “Minha Grana”.

10/5/2019

Foto: Acervo do projeto.