Ultima atualização em 13 de Setembro de 2024 às 12:02

Minicurso debate impacto das mudanças climáticas sobre povos tradicionais

Adaptação de comunidades tradicionais à nova realidade ambiental é um dos temas

“O impacto das mudanças climáticas sobre os povos tradicionais: uma realidade no Baixo Amazonas” é o tema do minicurso que ocorre de 11 a 13 de setembro de forma remota, por meio da Internet. Ainda há tempo de se inscrever pelo formulário disponível no final deste texto.

A ação é organizada pelo Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (GEP-CIMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), e o intuito é compartilhar com a comunidade científica e a sociedade em geral dados, conceitos e pesquisas evidenciando percepções epistemológicas e sensíveis do GEP-CIMA/PPGSAQ sobre os impactos das mudanças climáticas em comunidades do Baixo Amazonas, especialmente em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Na primeira noite, 55 pessoas participaram do minicurso.

As temáticas debatidas durante as três noites do minicurso incluem segurança alimentar, padrões de chuva, aumento das temperaturas, perda de colheitas e escassez de alimentos, qualidade de água para o consumo humano e animal, mortandade de peixes pela dificuldade oxigenal e contaminação de rios, entre outras.

O minicurso foi organizado em três eixos. O primeiro trata do conhecimento tradicional cultural, que é “crucial para a adaptação às mudanças climáticas e discussões sobre políticas e o tema”, explicou um dos organizadores do minicurso, Prof. Dr. Itamar Paulino. O segundo discute integração do conhecimento tradicional na formulação de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Já o terceiro eixo trata da preservação cultural das populações tradicionais na região Oeste paraense e a manutenção do equilíbrio ambiental sustentado.

O evento ocorre de forma remota, com inscrição feita por meio de formulário eletrônico (disponível AQUI).

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do minicurso
13/09/2024