Ultima atualização em 17 de Outubro de 2024 às 15:34

Mostra de Engenharia de Aquicultura reúne 600 pessoas em Monte Alegre

Evento divulgou o curso para a comunidade

A II MostrAqui, coordenada pelos professores Geany Martins e Mateus Terceti, com o apoio de servidores e dos universitários do curso de Engenharia de Aquicultura, reuniu cerca de 600 pessoas na principal praça da cidade de Monte Alegre, no sábado, 12 de outubro. Durante o evento foram apresentados resultados de pesquisas, coleções de peixes e produtos alimentícios feitos a partir de espécies do pescado regional.

A II MostrAqui é uma ação que integra o projeto "Engenharia de Aquicultura + Campus da Ufopa em Monte Alegre = uma graduação na primeira universidade federal em terras pinta-cuias", que está em seu segundo ano de vigência e tem como objetivo divulgar a universidade, o Campus Monte Alegre da Ufopa e popularizar o curso.

“A II MostrAqui teve a participação massiva da comunidade em geral, pessoas de todas as faixas etárias que foram prestigiar a mostra do curso de maneira participativa, como devem ser as ações de natureza extensionista”, explicou uma das coordenadoras do evento, Profa. Geany Martins. Os coordenadores do evento ressaltaram o protagonismo dos alunos do curso, que participaram ativamente da organização do evento.

Foram apresentados 20 banners, que abordaram tanto modalidades de cultivo aquícola quanto trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por discentes do curso; 11 maquetes sobre os cultivos aquícolas e outros temas relacionados à área de atuação do profissional formado como Engenheiro de Aquicultura. Durante a II MostraAqui, houve exposição de dois aquários ornamentais, um sistema aquapônico, aproximadamente 28 espécies da coleção de peixes do Campus Monte Alegre.

Um dos momentos mais esperados da II MostraAqui foi a degustação de 12 pratos derivados de pescado, com destaque para o sushi feito do peixe mapará e o hambúrguer de acari, ambos muito apreciados na culinária local. “Foram disponibilizadas porções para o público presente apreciar e avaliar o cardápio, sendo as impressões do público coletadas por questionários de análise sensorial e intenção de compra, o que posteriormente será material para resumos e capítulo de livro”, informou o Prof. Mateus Terceti. Os pratos foram produzidos majoritariamente por alunos da disciplina de Tecnologia do Pescado, ministrada por ele.

Sobre a Ufopa – Os participantes do evento também receberam orientações sobre o ingresso na universidade e puderam entender melhor sobre o funcionamento, a trajetória acadêmica e a atuação do profissional egresso do curso de Engenharia de Aquicultura.

O evento recebeu apoio financeiro da Procce, por meio do edital n° 13/2023-Pacex, em que o projeto de divulgação do curso foi contemplado, e do Centro Acadêmico (CA) do Campus Monte Alegre. Além disso, o evento contou com 25 patrocinadores.

“Iniciativas como essa são extremamente importantes para aproximar a comunidade, estabelecendo a relação dialógica que beneficia tanto a academia quanto a sociedade. É um momento em que também é possível captar demandas da sociedade, o que favorece a formação de profissionais comprometidos em responder a essas demandas”, explicaram os coordenadores.

Para os organizadores do evento, a II MostrAqui é um exemplo de como a universidade pode exercitar o desenvolvimento de ações que envolvam de maneira simultânea o tripé ensino, pesquisa, extensão.

Comunicação/Ufopa, com informações dos coordenadores do evento
17/10/2024

II MostraAqui em Monte Alegre, 12/10/2024. Foto: Acervo do projeto.

Evento divulgou o curso para a comunidade