Ultima atualização em 22 de Agosto de 2018 às 17:39

Ministério Público e Ufopa promovem oficinas de empoderamento feminino

O Ministério Público de Santarém, em parceria com a Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa) dá continuidade nesta terça-feira (21/08), ao projeto “Oficinas de Empoderamento Feminino”, de iniciativa da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher. Essa é a terceira oficina do projeto, voltado para adolescentes entre 15 e 17 anos, alunas de escolas públicas de Santarém.

O projeto iniciou-se em 2017 pela promotora de justiça Luziana Dantas, e a partir desta edição tem a parceria da Ufopa, por meio de Projeto de Extensão coordenado pela professora Raiana Ferrugem. O público da oficina, realizada na sala multiuso do MPPA de Santarém, é de 30 alunas da escola Onésima Pereira Barros. A programação vai das 14h às 18h, de hoje (21) até quinta-feira (23).

O objetivo é construir a consciência crítica e empoderar o grupo de seus direitos e potencialidades. A escolha do público-alvo se justifica por serem jovens que podem atuar “como multiplicadoras, inclusive levar o conhecimento para a casa, para os pais”, diz Luziana.

A professora Raiana, que coordena a programação dos três dias, explica que as oficinas devem levar as alunas a refletir sobre as suas vivências e percepções sobre relações de gênero e suas desigualdades. Nos três dias, as alunas terão rodas de conversa, exibição de filmes sobre a vivência das mulheres e seus desafios, dinâmicas de sensibilização, troca de experiências, autocuidado e aulas de defesa pessoal.

Comunicação/Ufopa, com informações da Ascom/MPPA

21/8/2018