Ultima atualização em 14 de Outubro de 2024 às 18:05
Gratuita, atividade será dia 22 de outubro no espaço Madeirão da Unidade Tapajós, em Santarém.
O Projeto de extensão “Capoeira é do povo, é da gente: escola e universidade gingando na orla”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), promove no dia 22 de outubro de 2024, na Unidade Tapajós, Campus Santarém, a oficina "A história da capoeira e as movimentações da capoeira contemporânea”. Gratuita, a atividade é aberta para participação da comunidade interna e externa: crianças, adultos, jovens e idosos.
Realizado pelo Programa Intercultural do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Ufopa, em parceria com o Centro Cultural Movimento Capoeira e escolas estaduais do município de Santarém (PA), o projeto de extensão universitária tem o objetivo de promover a capoeira como ferramenta cultural da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), ensino da História e Cultura Afro-brasileira e de educação antirracista na formação de estudantes de graduação da universidade e de estudantes de ensino médio. Na Ufopa, o projeto é coordenado pela professora Marilia Fernanda Pereira Leite, do IFII.
Localizado em Santarém, o Centro Cultural Movimento Capoeira completou, no dia 7 de julho de 2024, 23 anos de práticas pedagógicas através da Capoeira. A entidade é coordenada pelo contramestre Railson Santos e pela professora Patrícia Melo, do Grupo Capoeira Brasil (GCB).
A roda e o ofício dos mestres de capoeira foram reconhecidos em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural do brasil. A capoeira é praticada em mais de 150 países, e em 2014 a roda de capoeira ganhou o reconhecimento internacional da Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Serviço: Oficina “A história da capoeira e as movimentações da capoeira contemporânea”
Comunicação/Ufopa
14/10/2024