Ultima atualização em 17 de Fevereiro de 2020 às 10:55

Oriximiná: Atendidos pelo CIACA aprendem sobre ferramentas computacionais

O projeto “Ensino de Ferramentas Computacionais na Secretaria Municipal de Assistência Social/CIACA/Oriximiná", viabilizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Campus Oriximiná e a Secretaria Municipal de Educação está capacitando alunos do ensino fundamental das escolas municipais no uso de ferramentas computacionais.

A coordenadora do projeto, Prof. Dra. Flávia Monteiro, explica as motivações que levaram ao projeto: "A internet e a inovação oportunizaram, inclusive, a criação de novas carreiras, como digital influencer e gestor de mídias sociais. O empreendedorismo tecnológico também está em alta com muitas startups de sucesso no mercado nacional. No entanto, observa-se um distanciamento da população de baixa renda neste segmento, e o principal motivo para este isolamento é o custo elevado atrelado a este segmento. Cursos profissionalizantes, máquinas, materiais e equipamentos. Nada disso é de fácil acesso".

Em Oriximiná, a Ufopa mantém dois cursos regulares de graduação, Ciências Biológicas e Sistema de Informação. Segundo a coordenadora do projeto, “saber utilizar ferramentas computacionais é crucial na atualidade. Muitas, senão todas as categorias de emprego, necessitam de algum nível de preparo em informática e computação para realizar suas tarefas com eficiência e rapidez, otimizando o lucro”. Ela acrescenta ainda: “O setor tecnológico é um dos que mais crescem, e a previsão do mercado é bastante promissora. Ademais, as possibilidades para esta área vão muito além de automatizar algumas rotinas e serviços”, finaliza.

“Este projeto tem como objetivo propiciar a aproximação de todos os que fazem parte do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CIACA) do Município de Oriximiná, desde crianças aos seus avós idosos, da tecnologia e suas principais ferramentas através de cursos ministrados por discentes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Oeste do Pará, integrando a Academia e a sociedade”, esclarece Monteiro.

O projeto "Ensino de Ferramentas Computacionais na Secretaria Municipal de Assistência Social/CIACA/Oriximiná", coordenado pela Prof. Dra. Flávia Monteiro, tem colaboração dos professores Suzane Monteiro e Josivan Reis (Ufopa/Oriximiná), com apoio da Secretaria de Educação do Município de Oriximiná.

Comunição/Ufopa, com informações do Projeto

17/2/2020

Primeiros alunos do CIACA atendidos pelo projeto. Foto: Divulgação.