Ultima atualização em 17 de Novembro de 2019 às 15:28

Parceria entre Ufopa e Embrapa resgata estação meteorológica da Taperinha

No último dia 31 de outubro, durante uma atividade de campo guiada pelo professor Rafael Tapajós, da Ufopa, com a pesquisadora Lucieta Martorano, da Embrapa Amazônia Oriental, foi instalada uma torre com instrumentos meteorológicos na Fazenda Taperinha, em Santarém. Participaram alunos da turma de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa.

Taperinha é uma das mais antigas estações meteorológicas da Amazônia, e suas atividades de monitoramento meteorológico convencional se iniciaram na segunda década do século XX, por obra do naturalista Gottfried Ludwig Hagmann, e transcorreram ininterruptamente até 1981, sendo retomadas em 2017. Os novos equipamentos instalados permitiram restaurar e automatizar a estação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/df8c8797b0d49f787415314234c5071f.jpg

“Os resultados obtidos sobre as condições de tempo e clima do Oeste do Pará terão uso didático-pedagógico e integrarão também a rede de monitoramento da região para fins de produção agropecuária e pesquisas tecnocientíficas”, segundo informações da Embrapa.

Confira mais sobre o assunto no sítio da Embrapa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48002497/parceria-resgata-estacao-meteorologica-centenaria-na-amazonia.

Comunicação/Ufopa, com informações de Eliane Leite e da Embrapa

14/11/2019