Ultima atualização em 12 de Setembro de 2024 às 16:17

Pesquisa faz levantamento de diversidade de plantas medicinais em comunidade quilombola

Objetivo é descrever a riqueza de plantas, métodos, práticas de cura e a relação da comunidade com a biodiversidade, destacando o uso das plantas na manutenção da saúde e na identidade cultural dos quilombolas.

Encontrar respostas de como os produtos da sociobiodiversidade podem gerar valores socioeconômicos e ambientais. Este é o objetivo do projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de Bioprodutos Amazônicos Visando à Produção Animal e Vegetal Sustentável”, realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Financiada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), o estudo é realizado na comunidade quilombola Ariramba, que é composta por 27 famílias e está localizada na divisa dos municípios de Óbidos e Oriximiná.

“Ariramba destaca-se quanto à riqueza natural, diversidade de rios, lagos e florestas, conservação dos recursos naturais, manutenção de costumes, e, economicamente, por ser de extrema relevância para os municípios da região, pois é atualmente grande fornecedora de produtos agroextrativistas, especialmente derivados da mandioca, açaí e castanha-do-pará”, explica o coordenador do projeto, Prof. Dr. Antônio Humberto Hamad Minervino, docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).

Produtos agroextrativistas da comunidade de Ariramba.

Para a primeira fase do projeto, foi realizada, em abril deste ano, uma expedição em campo para investigar um elemento de alta relevância e que pertence à sabedoria dos povos tradicionais: as plantas medicinais. O levantamento etnofarmacológico teve o intuito de descrever a riqueza de plantas, métodos, práticas de cura e a relação da comunidade com a biodiversidade, destacando o uso das plantas na manutenção da saúde e na identidade cultural dos quilombolas.

Plantas medicinais são coletadas na floresta, nos quintais e às margens dos rios.

Durante a expedição, foram entrevistados 33 quilombolas, sendo 16 homens e 17 mulheres, com idades variando entre 20 e 73 anos. As entrevistas mapearam um total de 63 espécies de plantas, com destaque para o cumaru (Dipteryx odorata), a copaíba (Copaifera), a andiroba (Carapa guianensis), a unha-de-gato (Uncaria tomentosa) e o sara-tudo (sem identificação), que são coletadas principalmente na floresta, nos quintais e à beira dos rios. As partes das plantas mais utilizadas são as cascas e folhas, e o chá é a forma de preparo mais frequente. Problemas digestivos e respiratórios são os mais comuns na comunidade, e há uma diversidade de espécies e formas de preparo para o tratamento dessas enfermidades.

Quilombolas de Ariramba foram ouvidos durante a pesquisa.

“Florestais ou domesticadas, essas plantas são utilizadas para o tratamento ou prevenção de várias doenças”, afirma a doutoranda Viviane Vasconcelos Corrêa Dourado, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa, que conduziu a expedição.

Segundo a doutoranda, que é orientada pelo professor Lucas Mazzei, essas e outras informações servirão de base para as próximas etapas da pesquisa, que se dedicará à coleta de amostras para bioprospecção; coleta e herborização do material botânico; elaboração de mapas e calendário de usos dos produtos naturais; e confecção de um protocolo de consulta da comunidade quilombola de Ariramba. “Conhecer a sociobiodiversidade da Amazônia é um desafio e tanto. A região é lar de muitos povos tradicionais que vivem em íntima relação com a biodiversidade. Essas comunidades utilizam os recursos naturais como meio de provisão, ao mesmo tempo em que desempenham um papel crucial na conservação do bioma”, afirma.

Também participou da expedição científica a quilombola Juliene Pereira do Santos, que é doutora em Antropologia e bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) em Políticas Afirmativas e Diversidade, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento da Capes. Na Ufopa, a pós-doutoranda é supervisionado pela docente do PPGSND Luciana Gonçalves de Carvalho, que já atua na comunidade Ariramba com outros projetos de pesquisa.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto
Fotos: acervo do projeto
11/09/2024

Estudo contou com a participação de quilombolas da comunidade de Ariramba.