Ultima atualização em 15 de Maio de 2023 às 17:31

Pesquisador da UERJ ministra palestra em Santarém sobre injustiça ambiental

Nesta quarta-feira, 17 de maio, o professor Thiago Roniere Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministrará no Campus Santarém a palestra "Injustiça e sofrimento ambientais na conformação das zonas de sacrifício". Aberto ao público, o evento ocorrerá a partir das 18h30 no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, no bairro Caranazal. Não é necessária inscrição para participar do evento.

Na palestra, Thiago Roniere Tavares, que também coordena a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental, abordará, a partir da Ecologia Política e da Geografia Ambiental, o tema da injustiça ambiental no âmbito de lutas e conflitos envolvendo as chamadas “zonas de sacrifício”, áreas em que determinados empreendimentos e grandes projetos de desenvolvimento, como siderúrgicas, mineradoras, usinas hidrelétricas e outros, oferecem riscos e danos ambientais, principalmente para grupos subalternizados.

A palestra integra a programação do II Ciclo de Debates promovido pelo Núcleo de Pesquisas sobre Espaço, Política e Emancipação Social (Nepes) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). No primeiro Ciclo, realizado em 2019, foram realizadas discussões sobre América Latina, Geografia Histórica dos Movimentos Sociais e Geografias Feministas e das Sexualidades.

Serviço: II Ciclo de Debates do Nepes/Ufopa

• Palestra: Injustiça e sofrimento ambientais na conformação das zonas de sacrifício

• Palestrante: Thiago Roniere Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

• Data: 17 de maio de 2023