Criado em 26 de Março de 2018 às 16:50

Pesquisadores ofertam cursos de qualificação para prestadores de serviços dos balneários

Os microempresários da vila balneária de Ponta de Pedras – localizada a 35km da cidade de Santarém (PA) – receberam no fim do mês de janeiro as ações do projeto “Qualidade na Prestação de Serviços”, coordenado pelo professor Edair Canuto da Rocha (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional/ICS). Nesta etapa, foi desenvolvido o curso de “Gestão e Liderança” para os líderes da comunidade e funcionários das barracas. A próxima ação está prevista para ocorrer em 8 de março (quinta-feira) e será voltada exclusivamente para o atendimento ao turista.

O projeto “Qualidade na prestação de serviços” destina-se a beneficiar prestadores de serviço que atuam em Alter do Chão, Ponta de Pedras, Pindobal, Aramanaí e Cajutuba, essas duas últimas localizadas no município de Belterra.

“Nosso objetivo é capacitar os colaboradores que atuam nos principais balneários de Santarém e entorno para posteriormente ajudar na elaboração de políticas públicas que vão contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, informou Canuto.

Para a vice-coordenadora do projeto, professora Évany Larisse dos Santos, este projeto traz retorno para a sociedade. “Os pequenos empreendedores possuem muitos conhecimentos acerca do seus negócios, mas a Universidade pode oferecer outras alternativas e novas estratégias que possibilitem uma qualidade diferenciada em relação aos serviços prestados aos turistas e à comunidade local. É uma ação que leva a teoria para a prática, como um retorno social”.

Esta é a terceira etapa do projeto, que já capacitou lideranças comunitárias e funcionários de hotéis e pousadas da vila de Alter do Chão. Ainda serão contemplados com essas capacitações catraieiros e barraqueiros. “Vamos participar de uma reunião com o Conselho Gestor da comunidade para acertar os detalhes desta nova capacitação, pois dependemos da disponibilidade dos prestadores de serviço, que não podem deixar de trabalhar para participar dos cursos”, informou o Prof. Canuto.

Lenne Santos/Comunicação Ufopa

5/3/2018