Ultima atualização em 1 de Setembro de 2023 às 11:17

Presidente Lula faz visita histórica à Ufopa

Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro presidente da República a visitar a Universidade.

Um encontro inesquecível para a comunidade acadêmica e a população de Santarém (PA). Assim foi a visita histórica de Luiz Inácio Lula da Silva à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida na manhã do dia 7 de agosto de 2023. O presidente foi recepcionado pela reitora Aldenize Ruela Xavier. “É a primeira visita que faço a Santarém como presidente da República”, declarou Lula da Silva no início de seu discurso para a plateia presente ao evento.

Primeiro presidente da República a visitar a Ufopa, que foi criada em 5 de novembro de 2009 durante sua segunda gestão, Lula se emocionou ao conhecer as instalações do Navio-Hospital-Escola Abaré, primeira unidade básica de saúde fluvial do país que promove diversas ações de saúde em comunidades ribeirinhas da região. A visita também marcou a inauguração oficial da primeira infovia do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações.

Lula foi recebido pela reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.
Foto: Manuele Rodrigues (Comunicação/Ufopa).

No valor de R$ R$ 170 milhões, a Infovia 01 beneficiará três milhões de pessoas com internet banda larga entre Santarém (PA) e Manaus (AM). Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 levará conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.

“Essa infovia vai economizar 58 milhões de árvores que não precisam ser cortadas. Se a gente fosse fazer torres teria que cortar. Pois agora não vai precisar mais cortar, porque peixe não gosta de cabo de fibra ótica. Então os pirarucus, tucunarés, pintados e surubins não vão comer esse fio”, declarou o presidente. “Essa infovia vai permitir que o filho do pobre, através da Internet, possa ter a mesma qualidade de aula que o filho do rico em qualquer lugar do planeta. É o Estado que tem que levar o desenvolvimento até as pessoas”.

Durante seu discurso, o presidente Lula abordou diversos assuntos, como o programa Brasil Sorridente, a conclusão da BR-163, que liga Santarém a Cuiabá, além da retomada de obras paralisadas. “Tenho muito orgulho de dizer para vocês que voltamos para reconstruir esse país. Nós encontramos esse país com 14 mil obras paralisadas, sendo quatro mil na área da educação, e, dentro da educação, quase três mil creches. Também encontramos abandonadas 186 mil casas do Minha Casa Minha Vida”.

Lula também falou sobre o desafio da realização da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima (COP30), que ocorrerá em 2025 em Belém. “É uma tarefa gigantesca. A ONU banca uma parte do encontro e o governo federal assumiu a responsabilidade de ajudar o nosso governador Helder e o nosso prefeito Edmilson Rodrigues a criar as condições necessárias para que Belém possa receber um evento tão extraordinário como esse”.

Com relação à Amazônia, Lula resgatou a promessa não cumprida dos países ricos de contribuir com 100 bilhões de dólares para a preservação do bioma. “Eles prometeram distribuir 100 bilhões de dólares em 2009. Foi a grande promessa dos países ricos. Até hoje estamos aguardando esse dinheiro. Veio um pouquinho do Fundo Amazônia, dado pela Noruega e Alemanha, mas tá longe do que a gente quer desenvolver”, lembra o presidente.

Visita do presidente Lula à Ufopa. Foto: Manuele Rodrigues (Comunicação/Ufopa).

“A gente quer cuidar da nossa fauna, da nossa floresta, da nossa água, mas sobretudo a gente tem que cuidar de uma coisa que eles acham insignificante, chamada povo, seres humanos, homens e mulheres que moram debaixo da copa dessas árvores, na beira desses rios e que muitas vezes não são olhados”.

Por fim, Lula ressaltou a importância da democracia para o Brasil: “Nós voltamos com o objetivo de recuperar a democracia neste país. A democracia exige que a gente aprenda a respeitar o pensamento do outro, a conviver com a diversidade”.

Também prestigiaram o evento os ministros da Comunicação, Juscelino Filho; da Educação, Camilo Santana; da Saúde, Nísia Trindade; das Cidades, Jader Filho; e do Turismo, Celso Sabino; além do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, e do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Confira a visita completa do presidente Lula à Ufopa no Canal Gov.

09/08/2023

População santarena prestigiou a visita de Lula. Foto: Manuele Rodrigues (Comunicação/Ufopa).