Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 1 de Setembro de 2023 às 17:54

Em Santarém, Lula visita Abaré, primeira unidade de saúde fluvial credenciada pelo Ministério da Saúde


Agenda presidencial fazia parte da programação de inauguração da Infovia 01, no Campus da Ufopa em Santarém

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/fbac0675370a0c63f63b934ef65d409a.jpeg
Presidente Lula e reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, após visita ao
navio-hospital-escola Abaré. Foto: Edson Almeida.

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta segunda-feira, 7 de agosto, de uma teleconferência com profissionais de saúde dos estados do Pará e Amazonas feita de dentro do navio-hospital-escola Abaré, unidade de saúde fluvial gerenciada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O presidente conheceu detalhes do programa de telemedicina ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se emocionou ao ouvir o relato de Marineuza Alves Tavares, uma das pacientes atendidas pelo programa. “Quando se começou a falar em telemedicina eu também tinha dúvidas se ia dar certo. Agora, eu estou aqui, sentado numa cadeira na frente de pessoas que estão vivendo isso e estão comprovando que vai dar certo”, disse Lula.

Assista aqui a um trecho da teleconferência realizada com o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, apresentou ao presidente Lula os serviços do Abaré: “O presidente ficou bastante encantado com o que nós estamos fazendo e com a importância dessa política para nossa região; sem dúvida tem o objetivo de expandir para outros lugares”.

Esta foi a primeira visita do presidente ao Abaré. “Essa é uma coisa extraordinária”, disse, referindo-se aos serviços prestados pelo navio. A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Abaré foi credenciada pela Portaria nº 2.191/2010 do Ministério da Saúde como primeira UBSF do Brasil em 2010, no segundo mandato de Lula na presidência. Desde 2015, o Abaré atua também como navio-hospital-escola da Ufopa.

“A nossa ideia é que todas as pessoas que moram em lugares distantes, na beira do rio, possam ter um barco-hospital para serem atendidas perto da sua casa. Possam também fazer pequenas cirurgias dentro desse barco”, completou Lula. “É o Estado se aproximando das pessoas, e não as pessoas tendo que ir atrás do Estado”. E reforçou: “É o Estado que tem de levar o desenvolvimento aonde estão as pessoas”, afirmou o presidente.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/a673f6993a2aa2c4e28a0764bfbfc18d.jpg
Presidente Lula participa de teleconferência dentro do Abaré,
acompanhado de comitiva com ministra da Saúde, Nísia Trindade;
ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e reitora da Ufopa,
Aldenize Xavier. Foto: Rafael Miranda.

 

Em seu discurso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou o significado da inauguração da Infovia 01, cujas instalações ficam dentro da Ufopa, para a “saúde das brasileiras e brasileiros”, e enfatizou o papel do Abaré: “É certamente um exemplo a todo o nosso sistema de atenção primária”. A ministra também frisou a importância da conectividade: “Através da integração da educação com a saúde vamos levar saúde para a população ribeirinha, para a população indígena, com qualidade. Esse é o lema do SUS: levar saúde para todos, mas uma saúde de qualidade”, completou.

Quanto à reivindicação a respeito da criação do curso de Medicina na Ufopa, a ministra afirmou: “Vai ser certamente avaliada pelos ministérios da Educação e da Saúde”. A reitora da Ufopa também falou do processo para a criação do curso de Medicina na Ufopa: “Temos de caminhar para a parte burocrática do processo, aprovar no nosso Conselho Superior. No Ministério da Educação já está aprovado. Já recebemos alguns códigos de vagas para a efetivação do curso, precisamos aprovar dentro do Ministério da Saúde. Vamos trabalhar para que em 2024.1 já iniciemos a primeira turma”.

Saúde digital no SUS – Para a secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde (MS), Ana Estela Haddad, a inauguração da Infovia 01 vai possibilitar a ampliação dos serviços de saúde digital ofertados pelo SUS na região há pelos menos duas décadas: “Com a implantação agora da Infovia 01 pelo Ministério das Comunicações, na parceria que já existe com o Ministério da Saúde (MS), vamos poder ampliar e melhorar muito o atendimento por telessaúde que a gente faz na região há mais de 20 anos; mas com a Infovia nós vamos poder ter ação de telediagnóstico, ampliar o alcance para mais municípios da teleconsulta com especialistas, a triagem, a organização de urgências para a gente avaliar melhor quando é que o paciente precisa ou não ser removido, quando é que uma orientação a distância pode resolver o problema no local”.

A secretária reconhece a dificuldade enfrentada por quem necessita de tratamento fora do domicílio. “A gente sabe o alto custo, tanto em recursos, mas também para própria família, da remoção para tratamento fora de domicílio, é um transtorno para a família, é uma comoção emocional. Então, se a gente pode ter uma orientação e um vínculo com os profissionais necessários, como os melhores profissionais por telessaúde, e hoje a gente já tem plenas condições de fazer isso, vai ajudar muito a saúde na região”. E completou: “É a Ufopa contribuindo para o ensino e a atenção à saúde na região”.

Sobre a UBSF Abaré – A palavra em tupi significa “amigo cuidador”. Desde 2015, a UBSF passou a atuar no campo da educação como navio-hospital-escola, atendendo a alunos de medicina de todo o Brasil. Na Ufopa, a UBSF Abaré é administrada pela Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) e realiza cerca de 20 mil atendimentos ao ano. Cerca de 80 comunidades localizadas ao longo do rio Tapajós são atendidas pelas ações do navio.

Entre os serviços ofertados na unidade estão: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; imunizações, curativos e suturas, dispensação de medicamentos básicos, planejamento familiar, cirurgias ambulatoriais, visitas domiciliares, educação em saúde, exames laboratoriais, aplicação de injetáveis, preventivo de câncer de colo de útero (PCCU), radiografia odontológica, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, realizados pelas equipes de saúde multiprofissional das secretarias de saúde de municípios da região. A unidade também recebe integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Estratégia e Saúde da Família para Populações do Baixo Amazonas, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa. De acordo com a RIDH, a maioria das famílias alcançadas pelas ações do Abaré tem perfil de baixa renda e recebe auxílio de programas assistenciais do governo federal.

De Santarém, onde passou o fim de semana, Lula seguiu para Belém para participar da Cúpula da Amazônia, conferência preparatória da COP 30, que será sediada na capital paraense em novembro de 2025.

Leia mais:

Comunicação/Ufopa
07/08/2023

Lula e comitiva conhecem as instalações do Abaré. Foto: Ricardo Stuckert, 07/08/2023.

Agenda presidencial fazia parte da programação de inauguração da Infovia 01, no Campus da Ufopa em Santarém

Notícia em destaque