Ultima atualização em 27 de Julho de 2023 às 11:02
A ideia é levar produções para bairros periféricos, comunidades indígenas, quilombolas e rurais do Baixo Amazonas.
A Diretoria da Comunidade e Cultura, vinculada à Procce, lançou o edital “Prêmio Cine Mais Cultura: o protagonismo amazônico no cinema” para estimular a difusão e fortalecimento da produção artística audiovisual amazônica. As produções serão exibidas em bairros periféricos, comunidades rurais de terra firme e ribeirinhas, comunidades quilombolas e territórios indígenas localizados nos municípios do Baixo Amazonas.
A iniciativa visa ainda a promover a formação de novas plateias, além de ser um canal de democratização do acesso ao audiovisual a públicos historicamente distantes dos espaços privados de exibição de cinema.
O edital é uma ação estratégica do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual no Baixo Amazonas e irá premiar a exibição cinematográfica pública de sete obras audiovisuais, de diferentes gêneros e formatos, produzidas por desenvolvedores amazônicos na condição de pessoa jurídica.
A seleção para exibição de obras audiovisuais concluídas a partir de 2018 terá o valor de R$ 4.000,00 para sessão pública em área urbana e de R$ 5.000,00 para sessão pública em área rural.
As inscrições começam em 24 de julho e se encerram em 13 de agosto de 2023.
Mais informações no site da Procce.
Comunicação/Ufopa
19/07/2023