Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 09:47

Professor do curso de História recebe honraria do TJPA

Homenagem refere-se ao trabalho desenvolvido no CDHBA

O professor Gefferson Ramos Rodrigues, do Curso de Licenciatura em História da Ufopa, recebeu no dia 18 de maio de 2023 o Certificado de Honra do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em evento de celebração dos 190 anos da instituição, em reconhecimento aos serviços prestados à Comarca de Santarém, por meio do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA).

Entre 2018 e 2022, Gefferson Ramos Rodrigues foi coordenador do CDHBA, vinculado ao Curso de História do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o qual desde 2013 desenvolve atividades voltadas à organização, preservação e divulgação dos documentos da Comarca de Santarém. “Acompanhei e coordenei uma fase do trabalho, que ainda está em desenvolvimento”, salientou Rodrigues.

“Esse é um reconhecimento que quero dividir com os colegas do curso de História da Ufopa, com os servidores de nossa Universidade, com os nossos discentes e com os pesquisadores que se utilizam do acervo da Comarca de Santarém para a produção de conhecimento e dão a ele razão de existir,” afirmou o homenageado.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/c9c14ea96b1ecec992551e84b8b6e70c_rKhEODL.JPG
Coordenador do Curso de História, Prof. Luiz Laurindo representou o Prof. Gefferson Ramos Rodrigues.
Foto: Acervo pessoal.

Na cerimônia de entrega do certificado, o professor foi representado pelo coordenador do Curso de História, Prof. Luiz Carlos Laurindo Júnior, em virtude de o professor homenageado estar em licença para curso de pós-doutorado.

Sobre o CDHBA – “Hoje temos cerca de 200 caixas digitalizadas, apenas da Comarca de Santarém, e falta quase essa mesma quantia para que os documentos sejam inteiramente digitalizados. A primeira leva é referente ao século XIX, e o que falta pertence ao século XX”.  Ramos explicou ainda o tipo de documentação digitalizada pelo CDHBA: “São documentos cíveis e criminais essenciais para se conhecer aspectos da maior importância em nossa região, como os conflitos de terra, os processos de uso do solo, a escravidão, a produção e coleta de gêneros na floresta, entre outros”.

Ele fez questão de lembrar o início de tudo. “O projeto teve início ainda em 2013 e envolvia apenas a Comarca de Santarém, mas em 2018, ele foi ampliado e passou a incluir todas as outras 13 comarcas do Baixo Amazonas. Com essa mudança, basicamente o CDHBA ligado ao Curso de História, onde o projeto é desenvolvido, passou a ser o principal guardião da memória do Judiciário em uma região que hoje alcança cerca de 700 mil pessoas.

Serviços em andamento – Atualmente, os documentos continuam a ser digitalizados, porém, não apenas os de Santarém. Com a ampliação do convênio, passou-se a incluir outras comarcas e, entre elas, a Comarca de Óbidos, que também possui uma documentação volumosa, porém mais íntegra e conservada. “Com essa ampliação, também pudemos firmar parcerias internacionais e recorrer a editais estrangeiros, já que nos últimos anos os recursos para pesquisas no país sofreram severos cortes. Hoje em dia temos projetos aprovados em instituições como a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Britânica da Inglaterra, ao mesmo tempo em que realizamos parcerias com instituições locais, como o Cartório de Mojuí dos Campos, e da própria cidade de Santarém. Essa articulação com órgãos regionais e de outros países é essencial para nós porque nos permite organizar os acervos, digitalizar, disponibilizar para pesquisa e gerar oportunidades para os nossos discentes na forma de bolsas. Já chegamos a ter mais de 40 bolsistas em nossos projetos, em plena pandemia, e hoje temos bolsistas não apenas do curso de História, mas dos diversos cursos da Ufopa. Assim, conseguimos gerar oportunidades para a Universidade inteira num cenário de grandes restrições econômicas”.

Atualmente, o Centro de Documentação é coordenado pelas professoras Vanice Melo e Eveline Sousa. “Antes, o centro foi coordenado por mim e pela professora Isabel Creão. A primeira coordenadora foi a professora Lademe Corrêa, que, com o então professor da Ufopa João Tristan, firmou o primeiro convênio, ainda em 2013. De lá para cá várias coisas aconteceram. Se antes buscávamos as instituições para realização de parcerias, hoje acontece o inverso. O CDHBA já foi instado para receber até mesmo acervos de pesquisadores de outros países, como o do antropólogo David Cleary, que foi professor em Harvard, morou e desenvolveu pesquisas em Santarém. Hoje, em certo sentido, sentimos as "dores de crescimento", temos a necessidade de mais espaço e isso implica mais recursos, o que tem sido um desafio ultimamente, apesar dos indicativos de sensível melhora para o ambiente da pesquisa no país”, finalizou o professor Gefferson Ramos.

Comunicação/Ufopa, com informações do CDHBA
23/05/2023

Prof. Gefferson Ramos Rodrigues. homenageado pelo TJPA. Foto: Acervo pessoal.