Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 31 de Maio de 2019 às 17:32

Proges realiza primeira roda de conversa do projeto Ciranda Pedagógica


Entrei na Universidade. E agora? Esse foi o tema da primeira roda de conversa do Projeto Ciranda Pedagógica, realizado na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, sob a organização do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).

Segundo Helana Gomes, pedagoga da Proges, o projeto foi criado com o objetivo de dar oportunidade ao estudante de externar sua opinião sobre o que é ser um estudante universitário, sua vivência, falar das suas dificuldades, sobretudo pedagógicas. “O projeto surgiu dentro do serviço de pedagogia da pró-reitoria fazendo atendimentos individuais. A partir do projeto, o atendimento se torna mais coletivo, possibilitando que as pessoas possam, em conjunto, ouvir as dificuldades umas das outras, e perceber que são comuns”, disse Helana.

A acadêmica do curso de Letras 2016 Karina Vasconcelos destaca que o projeto é muito importante para a vivência na universidade, inclusive com o compartilhamento das experiências dos acadêmicos. “Falando como uma aluna que está para sair da universidade, eu penso que essa roda tem uma importância tremenda porque quando a gente entra na universidade a gente se sente deslocado. Não tem toda aquela conversa de como vai ser, de como a universidade se estrutura”. Karina também ressaltou que a conversa possibilita ao acadêmico entender que a universidade vai além do ensino. “Ouvir outros alunos, principalmente as suas vivências, faz a gente conhecer a universidade, que não fica só no ensino, mas que se sustenta no tripé que também inclui a pesquisa e a extensão”, finalizou.

O Nugepe planeja outras etapas do projeto com temas diversos, mas sempre envolvendo a realidade dos acadêmicos.

Para informações:

Comunicação/Ufopa

31/5/2019

Foto: Eulália Campos

Notícia em destaque