Ultima atualização em 25 de Novembro de 2019 às 17:00

Programa Arqueologia nas Escolas faz exposição em comunidade quilombola

O programa de extensão "Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia/Projeto Ressignificando História, Memória e Saberes do Quilombo de Murumurutuba” inaugurou a exposição “Murumurutuba: História e Memória” na Escola São Sebastião, localizada na comunidade de Murumurutuba, no Planalto Santareno.

A exposição consiste em uma apresentação da história da comunidade através de banners associados aos trabalhos dos alunos da escola e de ações dos comunitários. A programação ocorreu no último dia 19 de novembro por ocasião da semana da Consciência Negra.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/88e308b2f4a74406cf0333cda2d900bd.jpg

No evento, houve apresentações culturais diversas, inauguração do espaço “História, memória e saberes do Quilombo de Murumurutuba”, visitação e exposição dos projetos desenvolvidos, roda de capoeira e, ao final, recreação e uma feijoada. O objetivo da exposição é valorizar a história e as memórias relacionadas ao quilombo.

Essa ação faz parte do Programa Arqueologia nas Escolas: Histórias na Amazônia, cadastrado na Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce) e coordenado pela professora Anne Rapp Py-Daniel, com objetivo  de disseminar e democratizar o conhecimento produzido por pesquisas arqueológicas nas regiões de Monte Alegre e Santarém, Pará, permitindo assim uma maior valorização do patrimônio arqueológico brasileiro e da história dos diferentes povos na Amazônia.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/d1245e8bc7fef9d209f1b477fe74d7cc.JPG

25/11/2019

Exposição da Escola São Sebastião na comunidade de Murumurutuba. Fotos: Acervo do programa.