Ultima atualização em 28 de Agosto de 2023 às 17:49

Projeto capacita jovens sobre mudanças climáticas e justiça ambiental

Na segunda oficina com o coletivo “Guardiões do Bem Viver”, realizada nos dias 28 a 30 de julho de 2023 na comunidade Boa Fé, situada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, o projeto de extensão “Tecendo Saberes para Fortalecer o Bem Viver: Capacitação dos Jovens Guardiões do Bem Viver para Monitoramento Socioambiental no PAE Lago Grande” abordou o tema das mudanças climáticas e justiça ambiental.

Coordenado pelos professores Sandro Leão e Andréa Leão, ambos do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), a oficina contou com a participação dos bolsistas Gilberto Baia e Vanessa Fontineli e da voluntária Hevelyn da Silva, além de pesquisadores do Observatório das Dinâmicas Socioambientais (INCT Odisseia), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes) e da ONG Sapopema.

“A segunda oficina envolveu atividades relacionadas às discussões temáticas sobre mudanças climáticas e justiça ambiental no território, a partir de dados locais de chuva, temperatura, cheia e uso do solo, em comparação com a perspectiva do Coletivo Guardiões do Bem Viver de como esses fenômenos são vistos e de como as mudanças impactam na qualidade de vida, na caça, na pesca, no roçado e no cotidiano nas suas comunidades”, explicou Sandro Leão.

“Com dinâmicas interativas e participativas, os jovens apontaram suas percepções acerca das injustiças climáticas e socioambientais e construíram proposições de como alcançar justiça, além de identificarem o que é necessário nesse processo”, afirmou a professora Andrea Leão.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do projeto
17/08/2023

Participantes da segunda oficina. Foto: Divulgação, julho/2023.