Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 28 de Março de 2023 às 14:03

Projeto indicado pela Fecitba é vencedor de prêmio na Febrace em São Paulo


Projeto foi elaborado por alunas que participaram da Fecitba e recebeu o prêmio Editora da USP como destaque entre os finalistas.

O projeto que fez a descoberta de um defensivo natural que pode ser eficaz no combate a insetos invasores de hortaliças ganhou o prêmio "Destaque Editora da Universidade de São Paulo". O produto, criado a partir de pesquisas feitas pelas alunas de ensino médio Domingas da Silva Pereira e Débora Emily Guimarães Godinho, teve origem na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Figueira, localizada na Vila Curuai, Lago Grande, em Santarém, a aproximadamente 109 quilômetros da sede do município.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/f18f853714538a37026d785f361711d0.jpg
Premiação de destaque com exposição da bandeira do Pará.

 

O projeto, que nasceu na Vila Curuai, chegou à final da Febrace com boa avaliação e participou da fase final presencial na Universidade de São Paulo (USP), de 20 a 24 de março de 2023. No dia 24 a equipe recebeu o prêmio "Editora da USP" como um dos projetos de destaque da categoria.

As alunas, orientadas pelas professoras Patrícia Silva Coutinho e Luciana Gama da Silva, participaram da 5° edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba), realizada pela Ufopa e organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) em 2022. Foi a partir dessa participação que a dupla foi indicada para representar a Fecitba na semifinal da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) como projeto de feira afiliada, juntamente com um projeto de Monte Alegre.

As alunas foram acompanhadas durante o evento na USP pela professora Nilzilene Gomes, da Ufopa. “É a primeira vez que as alunas participam e a premiação é muito importante para todos nós por, entre outros fatores, sermos destaque entre os finalistas”.

Para a aluna Domingas da Silva, “o defensivo natural agrega qualidade nos produtos que consumimos no dia a dia. Ultimamente, as pessoas usam muito agrotóxico, e esse defensivo natural não afeta a qualidade da alimentação”.

De acordo com Débora Guimarães, ter participado da Febrace foi um sonho que se concretizou. “Estar nesse evento é um sonho de todo jovem estudante, penso, mas infelizmente nem todos têm esta oportunidade. Compartilhar nossas ideias com outras pessoas é muito importante, além de obtermos novos conhecimentos”.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/0609b73a315c0a4d43831f5077363193.jpg
Professora Nilzinele Gomes e alunas Domingas da Silva e Débora Guimarães na platéia do Febrace.

 

Comunicação/Ufopa
27/03/2023
Fotos: Arquivo pessoal das participantes.

Notícia em destaque