Ultima atualização em 4 de Maio de 2023 às 12:50

Projeto de extensão capacita jovens para monitorar problemas socioambientais

A extensão é um dos pilares da Ufopa e alcança aqueles que ainda não frequentam a universidade. Durante o mês de abril, o projeto de extensão “Capacitação de Jovens Lideranças para Monitoramento de Problemas Socioambientais no Alto Arapiuns (PAE) Lago Grande”, coordenado pelo Prof. Sandro Leão (Economia/ICS), realizou, em parceria com o Observatório das Dinâmicas Socioambientais (INCT Odisseia) e a ONG Sapopema, sua segunda ação, que envolveu atividades relacionadas à capacitação do Coletivo Guardiões do Bem Viver. A capacitação ocorreu em comunidade localizada no projeto de assentamento Lago Grande (PAE Lago Grande).

“A proposta teve por base uma construção coletiva em que orientações, treinamentos e trocas de conhecimentos foram compartilhados para possibilitar que os jovens do Coletivo Guardiões do Bem Viver possam executar, eles mesmos, a coleta de informações em suas comunidades sobre as temáticas ‘qualidade da água’, ‘mudanças climáticas’ e ‘práticas agroecológicas/soberania e segurança alimentar’ e, com os resultados, subsidiar suas lutas em defesa de seu território”.

Nesta segunda atividade, foi apresentada ferramenta e dada orientação no processo de elaboração e aplicação de questionários. “Tais questionários têm o objetivo de coletar informações sobre os temas citados acima para, com os resultados, municiar ações de monitoramento no PAE Lago Grande. Na oportunidade, as equipes do INCT Odisseia, da Sapopema e da Ufopa (com a participação de docentes de Economia e discentes de Economia e Gestão Pública) ministraram uma oficina no formato participativo em que os jovens, ao mesmo tempo em que foram capacitados, participaram da elaboração dos instrumentos necessários (questionários) para esse fim”.

Ao longo do mês de maio, serão realizados os testes e a aplicação desse instrumento em algumas comunidades do PAE Lago Grande. “Temos, portanto, extensão, pesquisa e parcerias institucionais integradas em prol de um bem comum e em defesa de territórios na Amazônia”, finalizou o professor.

As próximas etapas do projeto devem ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano, de acordo com calendário definido em conjunto com Coletivo Guardiões do Bem Viver.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto
02/05/2023

Pesquisadores do projeto em ação no PAE Lago Grande em abril de 2023. Foto: Acervo do projeto.