Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2023 às 17:16

Projeto de extensão vai trazer canoagem para dentro da Universidade

No sábado, 17, o 1º Circuito Navegar de Canoagem terá condições especiais a alunos

Um termo de cooperação técnica vigente até 2024, entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Associação Náutica Navegar, fundada em 2005, vai possibilitar a prática da canoagem para servidores (professores e técnicos) e também para alunos da instituição. O objetivo é “voltado para o desenvolvimento e popularização da canoagem”, afirmou Hiel Gesã, à época presidente da Navegar, durante audiência com a reitora em exercício, Solange Ximenes, ocorrida no dia 12 de dezembro, no gabinete da Reitoria. “Vem muita novidade em 2023”, completou Gesã. Atualmente, a Associação Náutica Navegar é presidida por Maria Elienai.

“A ideia é que a canoagem possa fazer parte de atividades náuticas voltadas para alunos e servidores, conforme plano de trabalho a ser elaborado futuramente”, explicou Solange Ximenes. As duas instituições devem se reunir para definir um cronograma de treinos com a participação dos servidores e alunos. “Podemos elaborar projetos e tentar conseguir recursos, em 2023, para apoiar a canoagem santarena”, completou Ximenes. Ela também se dispôs a apoiar os atletas.

Campeões – Com treinos nas dependências da Ufopa, cuja Unidade Tapajós está localizada às margens do rio com o mesmo nome, Hiel Gesã e Mayko Lucena foram campeões na Copa do Brasil de Canoagem Oceânica, na categoria Duplo Sênior, disputada nos dias 3 e 4 de dezembro em Ilha Bela, no litoral paulista. Essa categoria é considerada a mais forte desse tipo de competição.

“Disputamos duas provas, no sábado dia 3 e no domingo dia 4. No domingo, ocorreu a prova mais esperada do ano, por se tratar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, com a disputa da prova de caiaques duplo. Nós, eu e Maykon Lucena, fomos os campeões na categoria Duplo Sênior, considerada a categoria mais forte dessa competição. Completamos a prova de 16 km em 1h7min50s”, comemorou Gesã.

No sábado, dia 3, com largada às 10h, foram disputadas as categorias em caiaques individuais. Foram mais de 40 caiaques disputando a prova da Copa Brasil de Canoagem Oceânica, que garantia vaga para o mundial de 2023, que será realizado na Austrália.

Nessa prova a distância foi de 18 km. Hiel Gesã ficou em primeiro lugar na categoria Master D, com o tempo de 1h33min45s; já Mayko Lucena ficou em segundo lugar na categoria Sub 23, com o tempo de 1h35min24s.

A prática da canoagem para alunos só ficou parada em 2020 e em 2021, por causa da pandemia de covid-19. As atividades já voltaram a ocorrer nas dependências da Unidade Tapajós, onde os caiaques ficam guardados.

De volta às competições locais – Neste sábado, 17 de dezembro, ocorrerá o 1º Circuito Navegar de Canoagem, com condições especiais para alunos da Ufopa. A competição será realizada na praia que fica da Unidade Tapajós, a partir das 8h. As inscrições custam R$ 20 para quem comprovar que é aluno regularmente matriculado da Ufopa.

• Informações e inscrições: (93) 99179-2929.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

14/12/2022

Reitora em exercício Solange Ximenes, recebe os santarenos campeões brasileiros de canoagem, 13/12/2022. Foto: Lenne Santos.