Ultima atualização em 20 de Novembro de 2023 às 15:11

Projeto de pesquisa e extensão da Ufopa produz livros didáticos interdisciplinares

Publicações visam a despertar os alunos da educação básica para a questão ambiental e seu caráter interdisciplinar.

O projeto “O quanto somos interdisciplinares? Ensino, pesquisa e extensão nas práticas pedagógicas no ensino superior”, coordenado pelo professor Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), publicou dois livros didáticos sobre a temática que podem ser utilizados em salas de aula dos ensinos fundamental e médio visando a despertar os alunos para a questão ambiental e seu caráter interdisciplinar. A ação contou com a colaboração de mais três docentes doutores e a participação de alunos de graduação, pós-graduação e comunidades.

Segundo o professor Rubens Elias Duarte Nogueira, o projeto contou com quatro bolsas de graduação e uma bolsa para discente de pós-graduação, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, nas esferas do ensino, pesquisa e extensão, tomando como proposta a interdisciplinaridade.

“Eu, na condição de coordenador geral, digamos assim, assumi a tarefa de acompanhar os dois bolsistas no campo, orientá-los e supervisionar a produção textual. Envolvi um orientando de pós-graduação no projeto, que entrou como colaborador. Produzimos um videodocumentário sobre os dois planos de trabalho sobre ervas medicinais, o que gerou um excelente produto extensionista”, declara.

Confira o vídeo documentário “Da vida das plantas” (aqui).

O projeto está vinculado ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, do IFII, e às pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Gestão Socioambiental de Recursos Hídricos e Pesqueiros na Amazônia (Nupeam), que é cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e conta com 12 estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Ainda segundo Rubens Nogueira, o conhecimento produzido ao longo do projeto resultou na aprovação de dois papers no XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), um dos eventos mais importante na área interdisciplinar, que ocorreu no mês de setembro em Curitiba (PR).

Livros publicados:

• DUARTE NOGUEIRA, R. E. et al. Ensino e interdisciplinaridade. São Paulo: O Gênio Criador, 2023.

• DUARTE NOGUEIRA, R. E. et al. Práticas interdisciplinares em Projeto Integrado: CGPRITS PEEx 2021 Ufopa. São Paulo: O Gênio Criador, 2023.

Comunicação/Ufopa, com informações do professor Rubens Elias Duarte Nogueira
20/11/2023