Ultima atualização em 15 de Julho de 2024 às 10:48

Projeto Geoarte realiza concurso na comunidade de Ponta de Pedras

Serão avaliadas ações de fotografia, vídeo, redação e poesia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do projeto de extensão “Geodiversidade Amazônica Arte” e em parceria com a Associação Nossa Senhora das Graças de Ponta de Pedras e o Movimento do Focolares, está realizando na comunidade de Ponta de Pedras o concurso de artes Juntos para Cuidar.

O concurso será composto por quatro modalidades: Poesia, Redação, Fotografia e Vídeo, tendo como temas "Atrativos naturais e culturais de Ponta de Pedras"; "Impactos dos eventos climáticos extremos (como por exemplo a seca de 2023)"; e "Protagonismo dos jovens de Ponta de Pedras". A atmosfera do pôr do sol em Ponta de Pedras e a ação Juntos para cuidar do patrimônio natural de Ponta de Pedras compõem outro tema do concurso.

As inscrições para as categorias de fotografia, vídeo, redação e poesia ocorreram nos dias 13 e 14, de forma presencial, na comunidade de Ponta de Pedras. Estão aptos a participar deste concurso adolescentes e jovens de 10 a 25 anos, residentes na Comunidade de Ponta de Pedras, e jovens participantes da ação Juntos para Cuidar.

Na terça-feira, 16, haverá uma excursão fluvial ao longo do rio Tapajós que culminará com a caminhada fotográfica no Lago do Tapari, durante a qual os inscritos no concurso produzirão material em vídeo e fotos.

A premiação ocorrerá no dia 18 de julho. Os 3 primeiros colocados, além do certificado, receberão um livro e os seguintes brindes: 1ª colocação: uma caixa de som portátil; 2ª colocação: um fone de ouvido sem fio; e 3ª colocação: uma garrafa térmica de 500 ml.

O concurso de arte Juntos para Cuidar visa a estimular os jovens à produção artística e promover a educação ambiental, além de contribuir com a popularização do conhecimento e conservação da geodiversidade local.

Todos os participantes receberão certificados.

Comunicação/Ufopa, com informações do Projeto
15/07/2024