Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 28 de Setembro de 2018 às 15:08

Projeto propõe criação de escola bilíngue em Libras


O Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, a Associação de Surdos de Santarém e a Associação de Tradutores e Interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresentaram nesta semana, aos vereadores de Santarém, pré-projeto que propõe a implantação da escola bilíngue para surdos na rede municipal de ensino. A ideia é que o projeto vire uma lei municipal para preencher a lacuna de educação entre os surdos. A ação faz parte das comemorações do Setembro Azul, mês dedicado aos surdos. 

A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Santarém, Maria José Maia (DEM), e o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB), que é componente da comissão, comprometeram-se a realizar outros encontros para debater o tema e então enviar a proposta ao Executivo Municipal, para que posteriormente seja debatida em plenário. A Câmara Municipal deve propor outro projeto para implementar o ensino de Libras na formação de professores da rede municipal.

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, Kellen Garcia, explica que atualmente a forma com os surdos são atendidos na rede municipal e até estadual de ensino não atende às necessidades desses estudantes: “Nós entendemos o quão defasado está o ensino de surdos hoje, não apenas no nosso município, mas em âmbito regional e até nacional. Um exemplo: temos alunos surdos nas áreas de rios; quem está atendendo esses alunos? Atualmente os surdos são atendidos por duas horas durante dois dias na semana. Sabemos que essa forma de ensino não traz todas as possibilidades de aprendizagem para os surdos. A partir da criação de classes especiais bilíngues, vamos ter a possibilidade de crianças ouvintes terem acesso à Libras, com isso conseguimos contemplar duas formas de ensino”.   

A Ufopa tem hoje cinco alunos surdos que frequentam cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas. O número é pequeno, mas de acordo com Garcia a ideia é aumentar essa participação: “Nós queremos que seja aumentado esse ingresso de surdos para trazermos a possibilidade dos surdos no ensino superior se qualificarem e estarmos fomentando essa qualificação por meio da universidade pública”.

Nesta sexta-feira, 28, ocorrerá na Casa da Cultura de Santarém a II Mostra da Cultura Surda, em que serão apresentadas peças de teatro, músicas e até contação de piadas em Libras.

No mês de outubro, em data ainda a ser definida, será realizada a segunda edição do Fórum para a Criação e Elaboração dos Sinais Regionais da Região Oeste do Pará, que ocorrerá  na unidade Rondon da Ufopa, em Santarém.

Comunicação Ufopa, com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

28/9/2018

Intérprete traduz em Libras durante reunião na Câmara Municipal. Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

Notícia em destaque