Ultima atualização em 14 de Maio de 2020 às 14:02

Projeto Solos na Escola lança campanha para conhecer ações ambientais na pandemia

O que você está fazendo pelo meio ambiente nesta pandemia? Esse é o tema da campanha lançada pelo projeto de extensão universitária Solos na Escola, do curso de Agronomia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Com a campanha, os integrantes do projeto têm o objetivo de interagir com a sociedade em geral, mobilizando as pessoas a dizer o que estão fazendo pela natureza, buscando amenizar os problemas da degradação ambiental, em meio à pandemia da Covid-19.

Os interessados em participar podem gravar um vídeo de até cinco minutos, falando (ou mostrando) a respeito do que está fazendo neste período, com o objetivo de cuidar do meio ambiente.

Para participar, depois de gravar o vídeo, o interessado deve enviar o material ao e-mail solosnaescolaufopa@gmail.com. Depois de avaliadas pela coordenação do projeto, as produções serão divulgadas na página Solos na Escola/Ufopa no Instagram: https://www.instagram.com/p/CADuQi0JYqo/?igshid=1f646e20szqrh. Os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

Solos na Escola

O projeto de Extensão Universitária Solos na Escola começou a ser desenvolvido em março de 2016 com o propósito de levar a educação sobre os solos às escolas públicas e privadas, envolvendo alunos, professores e técnicos de escolas de ensino fundamental e médio. É coordenado pela professora Iolanda Reis, do Ibef. “O projeto busca mostrar a importância do solo, não apenas como sustento de plantas e edificações, mas como sustento da vida terrestre, pois é do solo que retiramos nossos alimentos. Então devemos conservar o solo para garantir sua resistência para as futuras gerações”, disse a professora.

O nome Solos na Escola tem relação com a proposta do projeto de levar e defender educação em solos às escolas de ensino fundamental e médio. Projetos similares vêm sendo desenvolvido em outras universidades do Brasil.

No mês de março de 2020 foi lançado o livro Iniciativas de Educação em solos no Brasil - primeira edição, publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, no qual consta a experiência do projeto da Ufopa.

14/5/2020

Os vídeos devem ser enviados por e-mail