Ultima atualização em 23 de Novembro de 2023 às 15:27
Com capacidade para 600 pessoas, o auditório da unidade Tapajós da Ufopa estava lotado durante a Aula Magna de 2022. Realizado em Santarém na tarde da segunda-feira, 19 de setembro, o evento marcou a abertura do ano letivo de 2022 e a retomada das atividades presenciais na Universidade após dois anos marcados pela pandemia da covid-19.
“Estávamos planejando este momento há mais ou menos dois anos e meio”, frisou a reitora da Ufopa, Profa. Dra. Aldenize Ruela Xavier, citando os desafios enfrentados durante o período da pandemia, especialmente a adaptação para o ensino remoto. “Receber vocês aqui é um ânimo para os novos desafios que virão. Aqui temos um modelo de formação diferenciado, um modelo de formação voltado para a nossa realidade, a realidade amazônida. Acreditamos em uma formação libertadora, para vocês terem o poder de questionar e de ser críticos à realidade em que vivemos. A educação que vocês vão receber é uma formação característica da universidade pública e a universidade fará diferença na vida de vocês”, ressaltou a reitora aos calouros.
A vice-reitora, Profa. Dra. Solange Ximenes, destacou a emoção de retomar as atividades presenciais e de ver o auditório repleto de novos alunos, especialmente após um período tão difícil. “A universidade pública é um espaço de oportunidades. Aproveitem, é ensino público, gratuito e de qualidade. É também uma oportunidade de enriquecer a formação cidadã de vocês, aprendendo a respeitar as diferenças. Nossa formação é baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão. É importante que vocês busquem se envolver nas ações de pesquisa e extensão dos cursos de vocês”, enfatizou.
O primeiro semestre letivo de 2022 deve seguir até março de 2023. Após um breve período de recesso, o segundo semestre deve ter início em abril de 2023, e o ano letivo de 2022 deve se encerrar em agosto de 2023. “Estamos com o calendário acadêmico defasado por conta da pandemia. Mas, com tranquilidade, vamos ajustar esse calendário. A universidade é uma experiência única, ninguém vai sair daqui do mesmo jeito que entrou. É uma formação profissional, mas também uma transformação pessoal”, disse a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Honorly Kátia Correa.
Após a solenidade de abertura, o público acompanhou a palestra "Internacionalização da universidade amazônida: desafios e perspectivas para o século XXI", ministrada pelo Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa, docente e pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Comunicação/Ufopa
19/09/2022
Leia mais:
Unidades Acadêmicas em Santarém realizam programação especial de recepção dos calouros