Ultima atualização em 24 de Setembro de 2024 às 18:06

Quinta Geográfica de setembro debate “Territórios e identidades: lutas e conexões entre culturas”

Evento será quinta-feira, 26 de setembro de 2024, às 8h30 no auditório da Unidade Rondon, em Santarém

A “Quinta Geográfica” de setembro de 2024 discutirá o tema “Territórios e identidades: lutas e conexões entre culturas”. O evento ocorrerá no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon/Campus Santarém, a partir da quinta-feira, 26, às 8h30.

Serão debatidas as identidades territoriais que permeiam diferentes povos da Amazônia, com enfoque aos indígenas e quilombolas, suas relações em sociedade e suas formas de atuação diante do Estado brasileiro e das práticas espaciais dos agentes do capital.

Contará com os palestrantes: Mário Augusto Pantoja de Sousa (coordenador da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém – FOQS, morador do quilombo Murumuru de Santarém); Margareth Maytapu (coordenadora do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns – CITA); Alice Ferreira Rodrigues Dias (professora do curso de Geografia da Ufopa); Raimundo Abimael Ferreira dos Santos (professor do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural da Ufopa). A mediação será conduzida por Adelilson de Jesus Almeida, aluno do curso de Geografia da Ufopa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/41Vb34H6ksxMUkLZA. Haverá certificado com carga horária de 4 horas. O preenchimento do formulário não garante emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no dia do evento a partir da assinatura da lista de frequência.

A organização da edição de setembro de 2024 da “Quinta Geográfica” está a cargo da turma 2023 do curso de licenciatura em Geografia da Ufopa, que propuseram o tema e convidaram os palestrantes.

Serviço: Quinta Geográfica – setembro/2024

• Tema: “Territórios e identidades: lutas e conexões entre culturas”

• Local: Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa/Santarém

• Data e horário: 26 de setembro de 2024, quinta-feira, das 8h30 às 11h30h