Ultima atualização em 15 de Julho de 2024 às 12:06

Quinta Geográfica debaterá neoextrativismo no Brasil

Evento ocorrerá quinta-feira, 18 de julho, às 8h30, no Auditório Wilson Fonseca

O evento Quinta Geográfica apresenta a sua programação de julho de 2024 com debate sobre os conflitos e lutas que surgem da iminência da execução de grandes empreendimentos no país. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 18 de julho, às 8h30 no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon do Campus Santarém.

Nesta edição, o evento terá debate sobre o tema “Neoextrativismo e grandes projetos espaciais: conflitos e resistências nos territórios” com os palestrantes Gislaine Carolina Monfort, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e Lucas Felipe Echer Araújo, mestrando em Geografia na UFGD. A mediação do debate será do Prof. Rafael Zílio Fernandes, docente do curso de Geografia da Ufopa.

O evento tem o objetivo de construir um diálogo sobre o avanço do neoextrativismo e dos megaprojetos na América Latina e no Brasil, destacando dois grandes empreendimentos em debate no país: a Ferrogrão e a Nova Ferroeste e seus impactos territoriais e socioambientais em terras indígenas, territórios de povos tradicionais e áreas de proteção ambiental.

Os grandes empreendimentos têm sido conduzidos ao longo das últimas décadas para atender às dinâmicas do capital financeiro internacional e do mercado de commodities, sendo promovidos por meio de violações contra os direitos territoriais indígenas e de povos tradicionais, além de seu direito à consulta prévia, livre e informada, garantido pela Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Diante desse cenário, movimentos indígenas e organizações políticas de povos tradicionais têm denunciado, em âmbito nacional e internacional, a ascensão dos grandes empreendimentos como “projetos de morte”. Nesse sentido, o diálogo abordará, a partir da Geografia, tensões, resistências e lutas territoriais.

A organização da Quinta Geográfica, nesta edição de julho de 2024, é de responsabilidade da turma 2021 da Licenciatura em Geografia da Ufopa, que propuseram o tema, além de convidar os palestrantes. Haverá certificado com carga horária de 4 horas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso de Geografia
15/07/2024

Quinta Geográfica, julho de 2024