Ultima atualização em 4 de Agosto de 2021 às 11:48
A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) reabriu no dia 3 de agosto o período de consulta pública sobre a proposta de reformulação da Política de Assistência Estudantil (PAE). Elaborada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 300-GR/Ufopa, de 27 de junho de 2019, o novo texto foi pensado diante da necessidade de ampliar e regulamentar lacunas na política atualmente vigente.
A comunidade acadêmica e a sociedade em geral podem participar enviando sugestões até 31 de agosto de 2021. É necessário preencher o formulário de contribuições e enviá-lo para o e-mail proges.gabinete@ufopa.edu.br. As unidades acadêmicas (institutos e campi) também poderão encaminhar contribuições à Proges via memorando eletrônico. Na descrição do assunto do memorando eletrônico, deve-se inserir “Contribuição à proposta de PAE”.
Após este segundo período de consulta pública, a proposta de regulamentação será consolidada pelo GT e encaminhada para apreciação e deliberação no âmbito do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Sobre a proposta – A minuta da nova Política de Assistência Estudantil traz 19 capítulos que detalham aspectos não abordados na política atual, como quais os auxílios e benefícios existentes na Universidade e os procedimentos para concessão, manutenção, acúmulo e cancelamento desses auxílios.
Aprovada em 2017, a Política de Assistência Estudantil da Ufopa contém princípios e regras gerais que orientam as políticas, programas, ações e serviços que visem a garantir o acesso, permanência e conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação pelos discentes. Porém, não apresenta critérios e metodologias que norteiem a seleção de estudantes e uso de recursos, exigidos para participação no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
Acesse:
Comunicação/Ufopa, com informações da Proges
04/08/2021