Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Maio de 2018 às 11:50

Recepção dos calouros indígenas e quilombolas da Ufopa será na sexta-feira, 11


A recepção dos calouros indígenas e quilombolas da Ufopa ocorrerá na sexta-feira, 11 de maio de 2018, a partir das 8h30, no auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia, Campus de Santarém.

Promovido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (DAA), o evento contará com ritual indígena, apresentação dos calouros e debates sobre a Formação Básica Indígena e a importância dos movimentos na Universidade. A solenidade terá a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, e a participação de lideranças indígenas e quilombolas.

A Ufopa tem-se destacado como uma das universidades mais inclusivas do país. Desde 2010 a instituição realiza um processo seletivo específico para populações indígenas e, nos últimos quatro anos, ampliou sua política de ações afirmativas com a promoção de seleção especial para alunos oriundos de comunidades quilombolas e a introdução da Formação Básica Indígena, com duração de um ano, destinada a esses alunos, antes do ingresso nos cursos de graduação.

De acordo com levantamento realizado pela Diretoria de Ações Afirmativas, 597 indígenas, de mais de 20 diferentes etnias, ingressaram na instituição no período de 2010 a 2017. Em 2018, mais 92 calouros indígenas irão entrar na Ufopa. Já o processo seletivo especial quilombola possibilitou o ingresso de 252 alunos.

PdCs - A tarde, a partir das 14h30, será a vez da recepção aos alunos com deficiência (PdCs). Organizada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, a programação terá apresentação cultural e mesa redonda sobre os desafios do acesso e premanência de pessoas com deficiência no ensino superior. A atividade será realizada no Auditório HA1 da Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal.

Confira aqui a programação do dia 11 de maio destinada a Pessoas com Deficiência (PcDs).

Recepção dos Calouros Indígenas e Quilombolas

Mestres de cerimônia: Emanuel Kledson e Anderson Tapuia

Local: Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia, Campus de Santarém

  • 8h - Ritual de Abertura Indígena + Banho de Cheiro

  • 9h - Mesa Institucional – Apresentação e boas-vindas aos calouros. Composição: reitor (Hugo Diniz), vice-reitora (Aldenize Xavier), Proges (Eliane Flexa), Diretório Acadêmico Indígena (Dilan Mundurucu) e Coletivo Quilombola (Dani Bentes)

  • 9h30 - Apresentação dos Calouros

  • 10h - Apresentação do Quilombo Murumuru

  • 10h30 - Mesa sobre a Formação Básica Indígena: Elaíde Wai Wai, Jampim Munduruku, Crislaine Tapuia, Evandro Santos Clemente e Professor Luís Fernando (Cursinho Quilombola)

  • Discussão: Ingresso do Estudante Indígena e Quilombola na Universidade

  • 11h - Mesa sobre a importância dos movimentos na universidade: Luana Kumaruara (Dain), Fabiana Borari (Federação dos Povos Indígenas do Pará), Jaime (CEQ), Dileudo Guimarães (Foqs)

  • 11h30 - Apresentação dos acadêmicos Wai Wai

  • 12h - Banho de Cheiro Quilombola

  • Apresentação de Dona Cleide

  • Café + mesa de frutas

Comunicação/Ufopa

10/5/2018

Notícia em destaque