Ultima atualização em 4 de Outubro de 2024 às 16:57
Foram avaliados a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.
O Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento do curso. Gratuita, a graduação é ofertada desde 2021, de forma presencial, pelo Programa de Ciências e Tecnologia do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Com duração de cinco anos, o curso possui 178 alunos ativos, distribuídos em quatro turmas: 2021, 2022, 2023 e 2024.
As visitas in loco foram feitas de forma virtual pelas comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 23 a 25 de setembro. Os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica do curso (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão). Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, os relatórios do Inep/MEC foram recebidos pela Ufopa no dia 30 de setembro.
Bacharelado em Engenharia Mecânica
Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 4,29
Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial: 3,78
Dimensão 3: Infraestrutura: 4,33
Conceito Final Contínuo: 4,10
Conceito Final: Faixa 4
De acordo com os avaliadores, o curso de Engenharia Mecânica da Ufopa segue uma abordagem tradicional, oferecendo uma formação robusta, alinhada ao perfil do egresso por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão; e integrada às necessidades regionais, com potencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “O curso oferece flexibilidade curricular e interdisciplinaridade, permitindo que os alunos se aprofundem em áreas como eficiência energética e automação, fundamentais para as demandas regionais da Amazônia. A metodologia de ensino favorece a articulação entre teoria e prática, com atividades em laboratórios e projetos de pesquisa e extensão, além de programas de apoio ao discente em seu desenvolvimento acadêmico”.
“Esse reconhecimento reflete a qualidade da formação que estamos oferecendo, na preparação de profissionais capacitados para atender às demandas locais e regionais. Em um contexto onde a Amazônia enfrenta desafios de desenvolvimento sustentável, nossos futuros engenheiros podem contribuir decisivamente para inovações tecnológicas e soluções que respeitem o meio ambiente. Por isso, esse reconhecimento não apenas eleva o prestígio da nossa universidade, mas também representa um avanço para o desenvolvimento sustentável do Oeste do Pará”, comemora o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Thiago Augusto de Sousa Moreira.
Outras dimensões – Em relação à dimensão 2, o documento de avaliação destaca que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) se apresenta ativo na consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Destaca ainda que o corpo docente “apresenta sólida formação e boa relação com os discentes e perspectivas reais de crescimento acadêmico e desenvolvimento com o curso. Com isso, o crescimento das produções científicas e tecnológicas deve ser uma função do amadurecimento acadêmico”.
Com relação à infraestrutura, o relatório afirma que: “As salas de aula oferecem conforto, com capacidade para 30 a 50 alunos, estão bem conservadas e equipadas com recursos multimídia, como projetores e internet (...) O laboratório de informática, com capacidade para 50 alunos, oferece acesso a computadores modernos, rede estável e atualizações frequentes de hardware e software, atendendo às necessidades institucionais e dos alunos. As bibliografias são aderentes às componentes curriculares e os recursos físicos e virtuais ofertados pela biblioteca oferecem bom apoio à comunidade acadêmica”.
Para o diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Abraham Lincoln Rabelo de Sousa, a obtenção da excelente nota pelo curso de Engenharia Mecânica, já em sua primeira avaliação, é um feito notável, que ressalta a excelência acadêmica da instituição e seu impacto positivo na sociedade do Oeste do Pará. “Esta nota é um testemunho da qualidade do ensino, pesquisa e extensão praticados, reafirmando o curso como uma referência na educação de engenheiros mecânicos na região e evidenciando o compromisso do nosso instituto e da universidade com a formação de profissionais altamente qualificados”.
Segundo a reitora em exercício da Ufopa, Solange Ximenes, essa conquista é resultado do investimento institucional e do trabalho comprometido dos servidores do IEG envolvidos nas atividades cotidianas do curso. “O relatório detalha as notas nas três dimensões avaliadas, nas quais é possível perceber que houve avanços significativos na organização didático-pedagógica e na infraestrutura de apoio às atividades formativas propostas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Ficou evidente, ainda, a importante atuação do colegiado do curso e a alta qualificação do corpo docente, o que contribui muito para uma formação de excelência proporcionada pela Ufopa aos futuros bacharéis em Engenharia Mecânica”.
A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, feita por avaliadores in loco.
Conheça os cursos de graduação ofertados pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa no site https://www.ufopa.edu.br/ieg/.
Comunicação/Ufopa
03/10/2024