Ultima atualização em 25 de Abril de 2019 às 15:39
O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hugo Alex Diniz, esteve em Brasília nesta terça-feira, 23 de abril, para participar de uma série de reuniões convocadas pela Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Entre um compromisso e outro, Diniz reuniu-se com deputados e senadores da bancada paraense em busca de apoio para ações da Universidade. Nesta terça-feira, alcançou o senador Zequinha Marinho (PSC); num dos intervalos da sessão no plenário da Câmara dos Deputados, Cristiano Vale e Cássio Andrade também receberam o reitor.
"Concluí uma primeira etapa que chamo de peregrinação parlamentar. Fui ao gabinete de todos os 20 palamentares da bancada do estado do Pará. Mais da metade deles já foi contatada para apoiar projetos da Ufopa. Ainda nesta quarta-feira, 24, terei outras reuniões no Ministério da Educação (MEC) sobre orçamento e bolsas", explicou Diniz.
Durante sua última viagem a Brasília, no mês de março, o reitor Hugo Alex Diniz reuniu-se com dois senadores e quatro deputados federais, aos quais apresentou quatro projetos da Ufopa que preveem melhorias nas áreas de aquicultura, tecnologia, transporte e infraestrutura. Nesta viagem de abril, Diniz continua em busca de apoio aos projetos da Ufopa.
Mostrando que nem só de Andifes vive um reitor em Brasília, já que entre as atribuições do cargo está a participação em reuniões mensais do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), durante sua última participação em uma dessas reuniões da Andifes, na Capital Federal, o reitor Hugo Alex Diniz aproveitou para cumprir essa pauta junto a senadores e deputados federais da bancada paraense.
Na oportunidade, foi recebido pelos senadores Paulo Rocha (PT) e Jáder Barbalho (MDB) e pelos deputados federais Aírton Faleiro (PT), Nilson Pinto (DEM), Hélio Leite (DEM) e Júnior Ferrari (PSD).
Foi um dia inteiro de intenso vai e vem pelos gabinetes, em Brasília. Ao contrário do que muita gente pensa, a agenda dos deputados é bastante lotada. Eles se dividem entre audiências e participações em comissões, seja como titulares ou suplentes. Tive a oportunidade de acompanhar o reitor e foi uma experiência cansativa e pedagógica. Ao longo do dia auxiliei o reitor no que ele está chamando "peregrinação parlamentar".
Senadores - O reitor foi recebido, numa rápida conversa, com o senador Paulo Rocha (PT), que se comprometeu a recebê-lo em seu gabinete. O senador Jáder Barbalho recebeu das mãos do reitor e se comprometeu a ajudar o projeto de Biotecnologia em Aquicultura, que tem como “objetivo geral viabilizar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão através da implantação do Núcleo de Biotecnologia em Aquicultura (NBA), com viveiros de produção de peixe, alojamento e laboratórios para os mais diversos atores que possam estar envolvidos na prática de aquicultura na Universidade Federal do Oeste do Pará, de modo a atender as demandas da sociedade”, que prevê a construção de 16 viveiros (7 m x 20 m) escavados, revestidos com geomembrana, que serão operacionalizados em sistema de reaproveitamento/recirculação de água. Elaborado pelo professor Luciano Jensen do Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas (ICTA), o projeto prevê investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão.
Deputados – O deputado federal Aírton Faleiro (PT) recebeu do reitor o projeto que prevê a aquisição de um ônibus para atender aos campi regionais localizados na abrangência dos municípios de Oriximiná, Monte Alegre, Óbidos, Juruti, Alenquer e Itaituba. Quase 90% da frota atual da universidade tem mais de 5 anos, o que causa impacto significativo no custo de manutenção de transporte.
Previsto no Plano Emergencial de Obras apresentado pela Sinfra, em abril de 2018, o projeto do Núcleo de Salas de Aula (NSA) inclui a construção de três blocos de salas de aula interligados entre si, de dois pavimentos cada, totalizando 60 salas de aula com área mínima de 39,6 m², atendidos os critérios de acessibilidade obrigatórios; foi apresentado ao deputado federal Hélio Leite (DEM), que ficou bastante interessado em conhecer os detalhes e sugeriu algumas possibilidades para possível viabilização do projeto.
A referida construção vai ajudar a combater os gastos atuais com aluguéis, que atualmente são de aproximadamente R$ 5 milhões, “sendo a desocupação dos prédios alugados uma maneira de redução das despesas, criando possibilidade de investimento na modernização, garantindo o desenvolvimento e consolidação da instituição em sua região de abrangência. Além disso, os espaços alugados, mesmo depois de adaptados, se mostram inadequados para prática de ensino e pesquisas, o que tem prejudicado a avaliação de nossos cursos”, conforme explicado no projeto.
Numa rápida audiência, Diniz foi recebido pelo deputado federal Júnior Ferrari (PSD), que também recebeu uma cópia dos projetos, além do deputado federal Nilson Pinto (PSDB), que é titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Lenne Santos - Comunicação/Ufopa
23/4/2019