Ultima atualização em 28 de Maio de 2021 às 20:14

Reitor da Ufopa participa da conferência internacional All-Atlantic 2021

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hugo Alex Diniz, é um dos palestrantes da programação paralela à conferência All-Atlantic 2021, realizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em cooperação com a União Europeia, nos dias 2 a 4 de junho de 2021.

No dia 3 de junho, Diniz participa do webinar “Ações inovadoras para promover a colaboração em C&T entre a União Europeia, a costa amazônica e países da região do Caribe”, ao lado de Tito Crissien, reitor da Universidad de la Costa, Colômbia (Unicosta); Genaro Rodríguez, vice-ministro de Ciência e Tecnologia do Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana; e Maximilliano Alonso, diretor titular da Argentina e Colômbia no Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE).

O evento irá explorar possibilidades de colaboração entre os países do Atlântico para o desenvolvimento de tecnologia e inovação, áreas prioritárias até 2030 e macroindicadores. Espera-se, como resultado do evento, a estruturação de um programa de missões técnico-científicas no Caribe e na costa amazônica para a operacionalização da Convenção de Cartagena, Acordo de Paris e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A transmissão do webinar será feita pelo Zoom e iniciada às 10h. Para participar, é necessário inscrever-se no site do evento.

Sobre o All-Atlantic 2021 – A conferência tem o objetivo de estimular a cooperação em pesquisa e inovação para um Oceano Atlântico sustentável, contribuindo para ampliar os esforços de diplomacia científica centrados no Atlântico, através da Estratégia Atlântica e do seu primeiro Plano de Ação (2013), a assinatura das Declarações de Galway (2013) e Belém (2017) e as Acordos Administrativos entre a Comissão Europeia e Cabo Verde (2018), Argentina (2018) e Marrocos (2020).

No evento também será lançada uma Plataforma de Contratos, que proporcionará uma visão global da cooperação em pesquisa e inovação da marinha atlântica, potencializando a participação em ações futuras e acompanhar o progresso dos esforços cooperativos.

Saiba mais no site do All-Atlantic 2021.

28/05/2021